Alcoolismo
Tese: Alcoolismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: waltinho • 12/12/2013 • Tese • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 393 Visualizações
bebida preferida
Há uma grande variedade de bebidas alcoólicas espalhadas pelo mundo, fazendo do álcool a substância psicoativa mais popular do planeta. Obtido por fermentação ou destilação da glicose presente em cereais, raizes e frutas, o etanol (ou álcool etílico) é consumido exclusivamente por via oral. O Brasil detém o primeiro lugar do mundo no consumo de destilados de cachaça e é o quinto maior produtor de cerveja da qual, só a Ambev, produz 35 milhões de garrafas por dia.
álcool é droga !
O álcool é a droga preferida dos brasileiros (68,7% do total), seguido pelo tabaco, maconha, cola, estimulantes, ansiolíticos, cocaína, xaropes e estimulantes, nesta ordem. No País, 90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool. Motoristas alcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentes fatais em São Paulo.
O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e torna dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.
não beba
O álcool é a droga que mais detona o corpo (tanto quanto a cocaína e o craque); a que mais faz vítimas; e é a mais consumida entre os jovens no Brasil. O índice de câncer entre os bebedores é alarmante, quer por ação tópica do próprio álcool sobre as mucosas, quer por conta dos aditivos químicos de ação cancerígena que entram no processo de fabricação das bebidas.
gravidez
Síndrome alcoólica fetal (SAF) é o termo utilizado para descrever os efeitos comumente observados nos filhos de mães alcoólatras: tamanho pequeno, face anormal, outras anormalidades físicas e retardo mental. Ocorrência: 1 a 2 casos por mil nascidos vivos.
Consequências Físicas do Uso em Excesso
acidentes (no lar, no serviço e nas estradas);
alterações no sangue (hemorragias, hepatite e outras);
ossos e articulações (ácido úrico elevado, degeneração dos ossos e outros);
lesão cerebral (síndrome de Wernicke-Korsakoff, degeneração cerebelar, ambliopia);
câncer (na boca, esôfago, estômago, fígado e outros);
pulmão (pneumonia, tuberculose e outros problemas);
epilepsia;
síndrome fetal (vide parágrafo anterior);
coração (arritmias, cardiopatia, hipertensão e doença coronariana);
lipemia;
hipoglicemia;
fígado (cirrose hepática e outras doenças);
miopatia;
pancreatite;
neuropatia (ou neurite) periférica);
sexo (disfunção testicular e impotência); e
esôfago e estômago (efeitos corrosivos diretos do álcool sobre estes órgãos como: gastrite, úlcera péptica, esofagite e síndrome de Mallory-Weiss).
FONTE: Revista Plantão Médico - Drogas, Alcoolismo e Tabagismo, Editora Biologia e Saúde, Rio de Janeiro, 1998, pág.67.
Outros Dados sobre o Álcool
É preciso saber que o álcool é a porta de entrada das drogas !.
A idade em que o adolescente começa a tomar álcool está cada vez menor, com a média atual em 13 anos.
As causas do alto número de pessoas dependentes de bebidas alcoólicas no Brasil deve-se, principalmente, à cultura nacional. A cerveja, p.ex., é aceita como uma bebida tradicional e a cachaça é conhecida como "caninha
...