Alfred Schütz
Ensaios: Alfred Schütz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: P.L.F.D • 2/7/2013 • 223 Palavras (1 Páginas) • 382 Visualizações
Alfred Schütz (1899-1959) foi um filósofo e sociólogo. Ele nasceu na Áustria e estudou direito em Viena, mas mudou-se para os Estados Unidos em 1939, onde tornou-se membro da New School for Social Research.
A principal contribuição de Schütz foi desenvolver a filosofia fenomenológica de Husserl como a base de uma filosofia das ciências sociais, particularmente para a teorização formulada por Max Weber.
A fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência ela examina a relação entre a consciência e o ser.
A Fenomenologia busca o inicio real de todo o pensamento filosófico e deve, quando estiver completamente desenvolvida, acabar onde todas as filosofias tradicionais começam, seu lugar é além, ou melhor, antes de todas as distinções entre realismo e idealismo.(pag.54)
O primeiro fato de que se parte é a existência de uma consciência pessoal “eu penso”, “eu sinto”.
O passo seguinte é revelar a visão que chegamos através da reflexão á intencionalidade da consciência, essa intencionalidade é a essência da consciência que é representada pelo significado, o nome pelo qual a consciência se dirige a cada objeto.Podem-se descrever tipos e formas da intencionalidade em dois níveis diferentes, dentro da ‘’atitude natural’’ e dentro da esfera da redução fenomenológica.
A redução fenomenológica , “epoche ”, é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência
...