Alice
Exames: Alice. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marialicia • 25/3/2015 • 5.106 Palavras (21 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓLO TUCURUÍ -PA
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Gilmar Freitas da Silva – RA 363733
Maria Lícia Costa de Sousa – RA 363750
Maria de Nazaré de Souza Costa – RA 363756
Leomilson C. Bandeira – RA 374714
Tucuruí - Pará
Abril / 2014
Gilmar Freitas da Silva – RA 363733
Maria Lícia Costa de Sousa – RA 363750
Maria de Nazaré de Souza Costa – RA 363756
Leomilson C. Bandeira – RA 374714
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Análise de Investimentos de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da professor EAD Me. Jefferson Dias e do professor-tutor presencial João Anderson Pereira.
Tucuruí - Pará
Abril/ 2014
Sumário
1- Introdução 3
2 – Desenvolvimento 4
2.1 - Etapa 1 4
2.2 – Etapa 2 7
2.3 - Etapa 3 13
2.4 - Etapa 4 15
3 – Relatório Final 21
4 - Considerações Finais 23
5 – Referencia Bibliográficas 24
1- Introdução
Na presente atividade prática supervisionada, iremos fazer a análise de investimentos de uma empresa fictícia com nome de “Casa de Massas”.
A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização. Dessa forma, analisaremos o investimento a ser realizado. A enumeração de alternativas viáveis, análise de cada uma das alternativas, comparação das alternativas, e a escolha da melhor alternativa.
Dentro desse contexto, demonstraremos a visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, na organização, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revendo capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais com as tecnologias da informação (TI).
No presente trabalho abordaremos o conceito de Investimento e os tipos de investimento, podemos colocar em prática várias situações vividas, desenvolver e absorver conhecimentos sobre análise de investimentos. Sendo ela de extrema importância, nos ajudando a reconhecer e solucionar problemas, ter pensamento estratégico, raciocínio lógico, analítico, e com a tomada de decisões.
2 – Desenvolvimento
2.1 - Etapa 1
Passo 1
Definição de Investimentos
Quando falamos de investimentos o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é quanto terei de retorno, em quanto tempo vou ter o retorno e quanto preciso investir.
Hoje, em um mundo tão globalizado há cada vez mais a necessidade de se analisar muito onde pretende aplicar seu dinheiro, pois, com tanta concorrência, a probabilidade de não se obter o retorno desejado em um investimento aumenta muito. Empresários e investidores muitas vezes não planejam ou não fazem uma boa análise, sobre onde, quando e quanto de seu capital investir, com o intuito de aumentar seu capital. Sendo assim precisam estar atentos ao mercado e avaliar todos os riscos possíveis que poderão ocorrer em consequência de um mau investimento.
Investimentos podem ser definidos como as aplicações de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno superior ao aplicado, ou seja, é toda aplicação com expectativa de lucro. Para Sullivan e Sheffrin (1998) “os investimentos são tradeoffs que ocorrem ao longo do tempo: firmas e indivíduos incorrem em custos hoje na esperança de obter ganhos no futuro”. Os trade-offs representam um conflito de escolha, é uma decisão onde você precisa abrir mão de uma coisa em função de outra, no caso dos investimentos um importante aspecto na hora da decisão de investir é que o resultado só será conhecido no futuro, sendo assim o investidor corre o risco de ter desperdiçado recursos no investimento.
O próprio mercado criou diversas opções de investimento, satisfazendo desde o investidor mais cauteloso até o mais agressivo. Algumas dessas opções já existem há muitos anos, mas só agora ganham importância no cenário em que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias. Os tipos básicos de investimentos são:
a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre
...