Altimetria
Pesquisas Acadêmicas: Altimetria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarcelaAndrade5 • 3/8/2013 • 654 Palavras (3 Páginas) • 1.438 Visualizações
Altimetria
É parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que levam a representação do relevo. Para tal, é necessário medir apropriadamente o terreno, calcular as alturas (cotas e altitudes) dos pontos de interesse e representá-los em planta mediante uma convenção altimétrica adequada.
Cota e Altitude
Cota: é a distância medida ao longo da vertical de um ponto até um plano de referência qualquer, arbitrado.
Altitude: É a distância medida na vertical entre um ponto da superfície física da terra e a superfície de referência altimétrica, que no caso das altitudes, é o nível médio dos mares.
Distância vertical do ponto A ao C = Altitude
Distância vertical do ponto A ao B = Cota
Diferença de nível
Para calcular as cotas ou altitudes, é necessário que se determinem, as diferenças de nível entre os pontos que definem a Altimetria do terreno em estudo.
Diferença de nível é a distância vertical que separa os pontos topográficos considerados.
A diferença de nível poderá ter um valor positivo ou negativo, conforme os pontos estudados estejam acima ou abaixo daquele tomado como termo de comparação.
Nivelamento
Para determinar as diferenças de nível entre os pontos característicos da Altimetria de um terreno, é necessário realizar um trabalho topográfico denominado Nivelamento.
A operação de nivelamento é realizada empregando-se métodos e instrumentos adequados, uma vez que podem ser determinadas diretamente com o emprego de instrumentos chamados níveis, ou indiretamente, com base em resoluções trigonométricas.
Representação do Relevo do Terreno
Usualmente pode ser levada a efeito usando-se três procedimentos consagrados:
pontos cotados
curvas de nível
desenho do perfil
Representação do Terreno por Pontos Cotados
Este é o procedimento mais simples; após o cálculo das alturas de todos os pontos de interesse do terreno, os mesmos são lançados em planta através de suas coordenadas topográficas registrando-se ao lado do ponto, o número correspondente a sua altura relativa (cota) ou absoluta (altitude)
No plano cotado, todos os pontos relativos ao perímetro, bem como os que caracterizam os acidentes internos da propriedade levantada, deverão ser devidamente cotados; daí o nome do processo. Embora não representando a forma do terreno, este processo se constitui no elemento básico para o traçado das curvas de nível, principalmente quando se trata de levantamento de área relativamente extensa.
Curvas de Nível
São linhas que ligam pontos, na superfície do terreno, que têm a mesma cota ou altitude.
Essa curvas são determinadas pelas interseções de planos horizontais equidistantes.
A equidistância depende do rigor com que se pretende representar o relevo e também da escala usada no desenho.
Conforme natureza
...