TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Altimetria

Pesquisas Acadêmicas: Altimetria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 7

Altimetria

1-- Altímetro

O altímetro é o instrumento usado para medir alturas ou as altitudes, geralmente em forma de um barômetro aneroide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que acompanham as variações de altitude.

O Altímetro é um instrumento básico exigido para todas as aeronaves a serem certificadas. Ele mede a pressão atmosférica e apresenta-a como altitude em pés. Esta altitude pode ser denominada ao nível médio do mar, altitude padrão da ou ate mesmo a altura em relação ao solo.

Ajustes Altímetros

Para calibrar o altímetro, podem ser utilizados os seguintes códigos de telecomunicações:

• QFE

• QNH

• QNE

O QNH e o QFE, ou seja, pressões barométricas originadas a partir de leitura do barômetro, que deve ser feita a leitura com base na Estação Meteorológica de Superfície.

1.1 – QFE

As leituras no altímetro seguem algumas regras, como a correção da temperatura do mercúrio do barômetro e da gravidade, para obtenção da pressão da estação, equivalente à pressão da piste do aeródromo, chamada de QFE.

O QFE é a pressão da estação meteorológica de superfície (EMS) e equivale à pressão da pista. Para operar com esse ajuste de pressão, uma aeronave no solo pode proceder de duas maneiras:

• Ajustar o altímetro para zero e obter a pressão atmosférica da pista ou da estação meteorológica; ao contrario,

• Ajustar a pressão ao nível da pista e obter a indicação de altitude 0 (zero pés), dai o nome ajuste zero.

No caso de decolagem com essa indicação, a medida que a aeronave vai subindo, marca a distancia dela para o aeródromo, que é a altura. Este ajuste não é utilizado em rota, pois não permite uma comparação imediata da altura da aeronave com as altitudes de elevação. Por outro lado, é normalmente utilizado no altímetro de planadores.

O QFE é muito utilizado para fins de climatologia, pois as estações meteorológicas de muitos órgãos, que não possuem finalidades aeronáuticas, obtém apenas a pressão no nível da estação.

1.2 – QNH

O QNH é a pressão da estação meteorológica de superfície (EMS) reduzida no nível médio do mar, de acordo com os parâmetros da atmosfera padrão, sendo utilizada para fins aeronáuticos. É usualmente chamado de “ajuste do altímetro” e é usado para pousos e decolagens.

O QNH é reportado no METAR e SPECI após o grupo de temperatura, seguido da letra Q, para ajustes em hectopascais (hPA) e da letra A, em polegadas.

O ajuste do altímetro, quando repostado pelos órgãos de Controle de Trafego Aéreo, é verificado no altímetro. A capsula comprime quando a pressão atmosférica aumenta, e expande-se quando diminui.

1.3-- QNE

O QNE é definido como:

• Pressão padrão;

• Ajuste padrão.

Uma aeronave ajustada na pressão padrão de 1013,2 hPa ou 29,92 pol.Hg indica, no altímetro, a altitude-pressão. O ajuste padrão é utilizado para assegurar que aeronaves em rota estejam todas se deslocando com a mesma marcação de altitude, independente das variações barométricas encontradas ao longo do seu percurso.

Ao contrario do QNH, o QNE deve ser utilizado entre a altitude de transição e o nível de transição. Com as variações nas condições de pressão atmosférica, ocorrem erros altimétricos que precisam ser ajustados comparando o QNH com o QNE.

2 -- Erros altimétricos

Existem duas condições de erro:

• Quando a aeronave voa sobre uma região de pressão maior que 1013,2 hPa;

• Quando a pressão é maior do que este valor.

2.1-- QNH maior que 1013,2 hPa

Uma aeronave voa no nível FL100 com a pressão ao nível do mar (QNH) de 1015,2 hPa, terá sua altitude alterada para cima, pelo efeito do erro de pressão, que é de 2 hPa. Como a pressão decresce 1hPa para cada 30 pés, conclui-se que a aeronave esta voando a 10.060 pés. Então, o altímetro esta indicando a altitude-pressão de 10.000 pés, porem, a altitude indicada é de 10.060 pés. Nesse caso, a aeronave estará com erro de indicação altimétrica para menos e erro de pressão ou altimétrico para mais.

2.3-- QNH menor que 1013,2 hPa

No mesmo nível, FL100, uma aeronave voa com altímetro ajustado no QNE e a pressão ao nível do mar (QNH) é de 1010,2 hPa. O altímetro com ajuste padrão indica 10.000 pés, porem, a aeronave esta voando mais baixo, na altitude indicada de 9.910 pés. Neste caso, a aeronave estará com erro de indicação altimétrica para mais, e erro de pressão ou altimétrico para menos.

2.4-- Erros de temperatura

Ocorrem também erros de temperatura. Sob a influência de um sistema de alta pressão, normalmente ocorre declínio de temperatura. Essa condição se verifica tanto em superfície quanto em altitude e faz com que as superfícies isobáricas se aproximem, devido a maior densidade do ar. A variação de temperatura com a altitude se verifica também quando as temperaturas estão muito elevadas sobre uma região. Nesse caso, o ar fica menos denso e as superfícies isobáricas afastam-se.

Podemos verificar duas situações:

• com voo em ar mais frio;

Num voo no nível FL100, sob condições de frio, a temperatura é de 15ºC negativos. A atmosfera padrão declina 2ºC a cada 100pés, com isso se usa a seguinte formula, para a temperatura padrão a 10.000pés:

T(isa)= 15 – (alt.2/1000)

Com o ar mais frio, consequentemente mais denso, a aeronave esta voando em uma altitude a baixo.

• Com voo em ar mais quente;

No mesmo FL, agora sob condições de temperatura mais elevada, com 5ºC positivos. Logo a aeronave esta com a altitude mais alta que marcada no altímetro.

Outra situação que se pode verificar é quando há um sistema de baixa pressão e faz, a pressão da superfície é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com