Ambiente Dos Negocios No Brasil
Trabalho Universitário: Ambiente Dos Negocios No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jehs2gah123 • 28/4/2014 • 544 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
As organizações existem dentro de vários ambientes que influenciam seu funcionamento. Cabe a administração dar a devida atenção aos ambientes que a circundam. O ambiente legal, é certamente um dos que mais influenciam, visto que as organizações são obrigadas a cumprir as leis, no entanto não é o único. Existem as forças econômicas, sociais e tecnológicas, que causam impacto nas organizações modernas e devem ser consideradas pela administração.
Além dos vários fatores ambientais, existem forças específicas no ambiente externo que exercem impacto imediato: os acionistas, os bancos, os sindicatos, os fornecedores e os clientes.
O ambiente interno, são os fatores internos de uma organização que constituem seus recursos; principalmente os fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos.
O modelo de sistema aberto, consiste na interação da organização com seu ambiente interno, onde ela recebe insumos (entradas) e transforme-os em produtos finais ou serviços (saídas). Dessa forma a organização passa por três situações:
Entradas > Saídas = Perda
Entradas = Saídas = Ponto de Equilíbrio
Entradas < Saídas = Ganho
Fatores Sociais – status demográfico e as tendências, a ética do trabalho e os valores pessoais e culturais, são fatores sociais que influenciam na administração, uma vez que cada país possui um ambiente social próprio e as empresas que tornam-se internacionais devem adequar-se a tais ambientes.
Status Demográfico e Tendências
Demografia é o estudo de populações, e uma tendência demográfica é uma mudança na população. Se faz necessário entender tais aspectos, pois saber a localização onde a empresa funcionará, por exemplo, nos dá uma visão maior de disponibilidade de mão-de-obra e se nosso produto ou serviço alcançará a meta de vendas planejada naquele local.
Três grandes tendências demográficas surgiram no final do século:
Primeiro: a força de trabalho ficou mais jovem. Isso pode significar uma baixa na produtividade, pois o nível de experiência é menor do que o dos trabalhadores mais velhos. Numa outra visão, pode significar o aumento de produtividade, uma vez que o nível de conhecimento é maior e pode ser aplicado em estratégias que exigem maiores conhecimentos.
Segundo: é cada vez maior o número de mulheres no mercado de trabalho. Isso mostra que as mulheres estão em ascenção dentro das organizações.
Terceiro: grande parte da população do Brasil, já há alguns anos, trocou o Nordeste pelos estados do Sudeste, e muitas famílias estão voltando à terra natal. Essas mudanças refletem profundamente na maneira de como os negócios são feitos.
Ética no Trabalho e Valores Pessoais
A importância dada ao trabalho por cada indivíduo é conhecida como ética no trabalho. A ética era representada na dedicação e na lealdade à companhia e do compromisso dos trabalhadores em realizar o serviço. No entanto isso
...