Ambiente empresarial no Brasil
Projeto de pesquisa: Ambiente empresarial no Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielmai • 24/5/2014 • Projeto de pesquisa • 738 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DANIEL SANTORE
Ambiente Dos Negócios No Brasil
QUILOMBO 2014
Em relação ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias têm como intuito dois fatores importantíssimos para a empresa são eles:
- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;
- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Quanto ao universo contábil, às mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
Dois bons exemplos disso:
- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;
- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizarem os preços, distribuir renda, fazer de um modo significativo que a economia cresça.
A microeconomia preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços (automóveis) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos. A economia brasileira é diretamente influenciada pelas micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, e exerce um relativo poder no mercado de negócios. As microempresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade. O Brasil tem melhorado, há muito por melhorar, mas já estamos no caminho certo.
A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em:
Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores.
...