Ambiente empresarial no Brasil
Trabalho acadêmico: Ambiente empresarial no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatabarros • 13/6/2014 • Trabalho acadêmico • 2.534 Palavras (11 Páginas) • 331 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil........................................................................................................................4
2.1.1 Macroeconomia e Microeconomia 4
2.1.1.1 A influência da microeconomia no mundo dos negócios 4
2.1.1.1.1 A carga tributária no Brasil x inabilidades administrativas.................................................................................................................. 4
4 CONCLUSÃO 117
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Será abordado no decorrer deste, o ambiente do negócio no Brasil, o qual possui uma gama de leis, decretos e normas que dificultam a vida do empreendedor tanto na abertura, no decorrer das atividades e até mesmo no fechamento de uma empresa. Enfatizando também o papel e impacto da Macro e Microeconomia no país. Além dos efeitos da carga tributária do Brasil a qual está entre as maiores do mundo, já que atualmente o numero destes chegam a 90 entre impostos, contribuições, taxas, e contribuições de melhoria.
2 DESENVOLVIMENTO
É notável o crescimento de abertura de novas empresas no Brasil, mas em contrapartida nos deparamos com o grande numero de fechamento de empresas, principalmente das pequenas, muitos devido à assustadora carga tributária as quais estão sujeitas.
A complexidade do sistema tributário onera empresas e pessoas físicas. Estrangeiros que investem no Brasil comparam: enquanto em seus países as empresas necessitam de poucas horas para pagar impostos, aqui precisam criar departamentos com dezenas de funcionários. (ABDENUR Roberto, presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial).
2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.
No que se refere às mudanças politicas e econômicas, e edições de leis há um grande impacto nos negócios e no universo da contabilidade, uma vez que são constantes as mudanças e é necessário acompanhar esta evolução.
No que diz respeito às mudanças politicas e econômicas, atingem diretamente ao negócio, e uma das consequências é a instabilidade no valor dos ativos e ações da empresa, que muitas vezes tendem em perder valor.
Já no que se refere ao universo contábil há constantes mudanças no cenário, como a forma de escrituração contábil que deve atender também as normas contábeis internacionais, visando padronizar as operações feitas em diferentes países, possibilitando a comparação da escrituração de uma empresa com outra, nacional ou internacional. Além de que, as normas e decretos alteram constantemente as alíquotas, base de calculo e formas de apuração de impostos. É necessário atenção a essas mudanças para que cumpram com as obrigações e evite-se assim assumir um risco desnecessário.
Uma das mudanças de grande impacto foi a adesão ao SPED, onde todasas informações contidas nos livros e documentos contábeis sejam transformados em arquivos digitais, é a era da digitalização que chegou ao universo contábil afim de simplificar e facilitar a vida tanto do administrador como da classe contábil, além de regularizar a relação entre as empresas e Receita Federal e/ou Secretaria da Fazenda, utilizando-se da internet para o envio das informações e feito em tempo real. Tornando as informações confiáveis e sem o risco de perda.
2.1.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
Podem ser definidas da seguinte forma:
Macroeconomia: É a análise que procura garantir a manutenção do pleno emprego dos recursos disponíveis dos sistemas econômicos. Ocupa-se ainda das condições necessárias ao desenvolvimento econômico bem como de seus significados, custos e benefícios. Procura também determinar as causas e os efeitos da inflação e das elevações gerais dos níveis de preços como um todo.
Microeconomia: É um processo teórico elaborado com vistas a determinar as condições gerais de equilíbrio da economia a partir do comportamento dos agentes econômicos individuais - produtores e consumidores.
Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. ( NASCIMENTO Janilton, Formado em Administração de Empresas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFICA em 2008.2.)
O administrador precisa estar informado sobre o ambiente macroeconômico o qual abrange a renda, produtos, níveis de preço, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de cambio, para que consiga enxergar a sua localização dentro do contexto macroeconômico, utilizando as informações a seu favor.
A macroeconomia de compõe de cinco mercados:
Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina as taxas de juros.
Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gasto inferior a sua renda, e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
O ambiente de negócios está inserido nesse âmbito e porquanto deve compreender a sua estrutura dentro deste ambiente, visando sempre a continuidade da entidade.
2.1.1.1 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGOCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.
Para que as empresas consigam se manter no mercado é necessário que entendam como sua entidade esta inserida
...