Ambientes De Negocios No Brasil
Artigos Científicos: Ambientes De Negocios No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: si150723 • 16/5/2014 • 490 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
AMBIENTE
DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
É muito preocupante e espantoso o alto índice de mortalidade precose das empresas, no Brasil. Infelizmente são poucas as esperanças de que esse quadro possa ser diferente. Cada ramo com seu modo mas todos com o mesmo erro: Entrar em um ambiente hostil e sem preparo por parte dos empreendedores, e a grande concorrência, para qualquer que seja a atividade.
O governo percebeu de que há excesso de demanda que tem que ser combatido através de redução das despesas para gerar forte superávit primário (receitas menos despesas, exclusive juros). Afirma que é necessário reduzir a despesa de custeio para expandir o investimento e abrir caminho para a redução de juros básicos.O que está elevando a despesa são principalmente os juros. Sua redução dependa da redução da taxa Selic, abrindo espaço para elevar investimentos e programas de distribuição de renda, que é o que mais interessa em termos de desenvolvimento econômico e social.
O que mais preocupa na política e na economia do que a inflação, mais até do que o desemprego, pois atinge a todos, especialmente os de renda média e baixa. É por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica.
Além disso, a própria inflação acaba criando o desemprego, com certa defasagem, ao retirar poder aquisitivo das camadas de renda média e baixa, reduzindo as vendas, produção e investimentos.
A oposição, vazia de propostas, já tomou a inflação como tema central de seus ataques ao governo e assumiu como solução ao problema o mesmo receituário ortodoxo da redução de despesas do governo federal e aumento da Selic para conter o consumo, que seria o vilão inflacionário.
Com inflação em elevação, a base de apoio ao governo no Congresso Nacional passa a ser mais exigente para aprovar a criação ou modificação das propostas do Executivo e a mídia passa a martelar duramente o governo.
Isso está levando o governo a modificar sua política inicialmente traçada na posse da presidente de crescer com inflação sob controle e reduzir a Selic para conter a avalanche de dólares que está causando estragos na competitividade das empresas e ampliação dos rombos nas contas externas.
A inflação, no entanto, é determinada por condicões internos e, principalmente, externos. Fato é que desde do ano passado os preços dos alimentos aumentaram dano um salto e projetaram a inflação em todos os países, especialmente nos emergentes, que em relação aos desenvolvidos apresentam nível de crescimento econômico superior e o peso dos alimentos tem efeito maior sobre o orçamento familiar.
As medidas provisórias configuram, no direito constitucional positivo brasileiro, uma categoria especial de atos normativos do Poder Executivo, que se revestem de força eficácia e valor de lei. Reflete, na concepção de sua existência, uma significativa tend6encia que se registra no plano do direito constitucional comparado, e no da nossa própria experiência constitucional, no sentido de outorgar - inobstante em bases de excepcionalidade absoluta - competência normativa ao Executivo
...