TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes não Escolares

Dissertações: Ambientes não Escolares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

AMBIENTE NÃO ESCOLARES

Etapa 1

http://www.infojovem.org.br/infopedia/descubra-e-aprenda/educacao/educacao-nao-formal/

http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/associativismo/6133/

Passo 1

Significado de educação não- formal.

Processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ou seja, não segue um currículo pré-definido baseado das normas e diretrizes do governo federal. Ao contrario, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoas envolvidas.

Passo 2

A educação não formal está tomando grandes proporções na área da educação na sociedade atual, o exemplo disso são as crescentes ações de instituições não governamentais, priorizando no atendimento a criança e ao adolescente que tem como um de seus objetivos erradia o trabalho infantil.

PASSO 3

Problematizar a função da educação não formal na sociedade moderna e sua prática nos diversos segmentos sociais.

As politicas publicas tem oferecido com alternativa as crianças e adolescentes em situação de risco social a pratica da educação não formal que vem sendo executada por instituições não governamentais e movimentos sociais. O ingresso das crianças nesses projetos de educação não formal corresponde por diversos

fatores, levando em consideração que a participação e a permanência nos projetos é voluntário, em alguns casos são vistos pelos pais como saída para o não envolvimento dos filhos com drogas, crimes, e em certos casos porque precisam trabalhar e não tem com quem deixá-los, já que são ofertados em turnos oposto ao do ensino formal ou regular de educação. São ocupações recreativas que não deixam de ter um cunho educativo, variáveis de acordo com a instituição, organização ou movimento social, no geral estas atividades são voltadas para as ações esportivas, lúdicas, culturais e artísticas.

A educação nunca viveu época histórica se fez mais indispensável, devido à tecnologia e as recentes mudanças sociais, porém, podemos perceber que ainda esta em baixa por diversos critérios, um deles na formação do cidadão como um todo, atendendo as necessidades extracurriculares do aluno. A educação não-formal ainda esta a engatinhar fazendo-se perceber agora, diante de tantas dificuldades de atuação dos indivíduos como cidadãos, participantes atuantes.

Passo 4

O que é educação não-formal?

Podemos chamar de educação não-formal o conhecimento adquirido “para a vida”, de senso comum ou construído coletivamente e que nos torna aptos para o exercício da nossa cidadania e convívio social, tanto nos direitos quanto nos deveres. São exemplos de práticas da educação não-formal, o exercício político, a cidadania, a capacitação para o trabalho, a defesa ou a pratica de atividades comunitárias, a habilidade na resolução de problemas, a habilidade critica e reflexiva adquirida, educação ofertada mídia, etc.

No inicio dos trabalhos com a educação não-formal no Brasil, seu conceito veio associado famosa frase, “Transpor os Muros da Escola”, que serviu de base para varias discussões sobre a educação não-formal e abrindo espaço para ambientes alternativos de ensino e aprendizado. Em tempos de globalização e tecnologia, acentua-se a exclusão social e desigualdade e com isso é crescente também a preocupação com a educação, pois somente ela é capaz de dar oportunidade a classe excluída. Nesse novo cenário desenvolvem-se as áreas profissionalizantes e técnicas como forma de suprir a necessidade de mão-de-obra qualificada, e conseqüentemente promover qualificação a população desempregada dando força e amplitude a necessidade de desenvolvimento continuo do processo de educação não-formal.

ETAPA 2

PASSO 1

Significado de associativismo.

E o meio de organizar grupos de interesse econômico auto sustentável e a base que liga a consciência individual e o direito individual a necessidade de agregação e conjunção de esforços, base de organização da sociedade.

PASSO 2

Associativismo no Brasil e os Projetos Sociais.

O associativismo surgiu da necessidade do homem em organizar-se em torno de interesses em comum. Historicamente os homens associavam-se como método de sobrevivência percebendo que assim seria mais fácil vencer as adversidades.

Atualmente no Brasil o associativismo tem demonstrado força através de constantes greves e protestos de descontentamento com as ações políticas a favor de melhores salários, condições de trabalho, contra os altos impostos, precariedade na educação, saúde pública e corrupção. Diante da tecnologia, outra forma de associativismo em evidencia no Brasil tem ocorrido através das redes sociais. Podemos citar o grande poder destas redes nas manifestações de rua ocorridas por todo o país durante o ano de 2013 onde os internautas promovem debates, passeatas e protestos que chegaram ao conhecimento de todo o mundo. Não é desconhecida para nós a existência de grupos nas redes sociais com milhares de participantes com a finalidade de discutir questões em pauta da nossa sociedade, que geram prejuízo aos mesmos e a outros.

Os discursos atuais no Brasil giram em torno do processo construtivo da sociedade atual: a sociedade da tecnologia, na busca do conhecimento, avanço econômico e luta por direitos.

A atividade dos Projetos Sociais no Brasil iniciou-se com a Igreja Católica através da Santa Casa de Misericórdia, hoje é praticado por várias entidades religiosas, escolares, empresas privadas, organizações e participação governamental. Estamos em plena onda dos projetos sociais, sendo os campos de preferência para a atuação, a cultura, artes, música, qualificação para o trabalho, sustentabilidade e meio ambiente. A participação das empresas privadas ocorre por diversos motivos: sensibilização com questões sociais, para divulgar seus serviços e produtos promovendo seu marketing através da causa, em busca de isenção de impostos e incentivos governamentais, enfim, a todo o momento na mídia e outras fontes vemos campanhas sociais com patrocínios de empresas privadas.

Recentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com