Amostragem
Ensaios: Amostragem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabi2936 • 13/3/2015 • 384 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
Métodos Não Probabilísticos de Amostragem
São amostragens em que ocorre uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Não é possível generalizar os resultados da pesquisa para a população, pois as amostras não probabilísticas não garantem a representatividade da população.
- Amostragem Acidental (ou a esmo): Formada por aqueles elementos que vão aparecendo, que são possíveis de se obter até se completar o número de elementos da amostra. Os entrevistados são acidentalmente escolhidos. É indicada para estudos exploratórios. Neste caso o pesquisador procura ser o mais aleatório possível, mas sem fazer um sorteio formal. Imagine um lote de 2000 parafusos, do qual queremos tirar uma amostra de 20, se fôssemos realizar uma amostragem aleatória simples o processo seria muito trabalhoso. Então simplesmente retiramos os elementos a esmo. Este tipo de amostragem também pode ser utilizado quando a população for formada por material contínuo (gases, líquidos, minérios), bastando homogeneizar o material e proceder a retirada da amostra.
Exemplo: Pesquisas de opinião em praças públicas, ruas movimentadas, etc.
- Amostragem Intencional: De acordo com determinado critério, é escolhido intencionalmente um grupo de elementos que vão compor a amostra. A intencionalidade torna uma pesquisa mais rica em termos qualitativos. A utilização da amostra intencional ou por julgamento também é muito comum numa tipologia de pesquisa conhecida como pesquisa-ação. Neste tipo de pesquisa o critério de representatividade dos grupos investigados é mais qualitativo que quantitativo, sendo assim é recomendável à utilização de amostras selecionadas pelo critério de intencionalidade.
Exemplo: Numa pesquisa sobre a preferência de determinada marca de peças de automóveis, o pesquisador se dirige até uma concessionária e entrevista as pessoas que ali se encontram.
- Amostragem por Quotas: Amostragem por estratificação, porém, não existe sorteios. Na realidade, trata-se de uma variação da amostragem intencional. Necessita-se ter um prévio conhecimento da população e sua proporcionalidade. Por exemplo, deseja-se entrevistar apenas indivíduos negros, que representa 55% da população. Esta será a quota para o trabalho. Este tipo de amostragem é muito utilizado em pesquisas eleitorais e de mercado, tendo como principal vantagem seu baixo custo, é utilizada quando não existe um cadastro da população que possibilite a realização do sorteio necessário à amostragem aleatória, mas ao mesmo tempo, existe informação suficiente sobre o perfil populacional.
Exemplo: Para cara entrevistador é atribuída uma cota de entrevistas e este escolherá pessoas que estejam dentro do perfil da pesquisa.
...