Analise Acustica
Artigo: Analise Acustica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yannep1 • 30/7/2014 • 437 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
A análise acústica tem como objetivo quantificar e caracterizar o sinal sonoro. Por meio dessa avaliação também é possível criar um banco de dados normativos das populações.
A análise acústica da voz é um exame indolor e não invasivo. Nesse exame, a voz do paciente é gravada, digitalizada e depois analisada por meio de gráficos e números. Os gráficos gerados na análise acústica dão pistas de todos os níveis de produção de fala, podendo ser considerada como uma “fotografia da voz”.
Por ser uma avaliação visual e numérica é usada para auxiliar no diagnóstico da alteração vocal, já que o “som emitido pode ser enxergado” e alguns detalhes podem ser melhores percebidos e esclarecidos.
Vários são os parâmetros acústicos estudados nesta análise, sendo que os mais comuns na avaliação da voz são: a freqüência fundamental, jitter, shimmer e proporção harmônico-ruído.
* A freqüência fundamental é um importante parâmetro na avaliação anatômica e funcional da laringe e é determinada pelo número de ciclos que as pregas vocais realizam por segundo. Esta medida é o resultado da interação entre o comprimento, massa e tensão das pregas vocais durante a fonação. Dentre os parâmetros acústicos, a freqüência fundamental tem se mostrado o mais consistente parâmetro entre diferentes sistemas de análise acústica, assim como o parâmetro menos sensível às características de gravação da voz.
* As medidas de variação da freqüência e amplitude ciclo-a-ciclo, respectivamente jitter e shimmer, na emissão de vogais sustentadas têm se mostrado úteis na descrição das características vocais de falantes normais e disfônicos, sendo relacionados respectivamente à aspereza e à rouquidão. Os parâmetros freqüência fundamental, jitter e shimmer parecem também sofrer a influência do fumo, sendo que a freqüência fundamental é significantemente mais baixa e o jitter e shimmer mais altos para os fumantes em comparação aos não-fumantes.
* A proporção harmônico-ruído caracteriza a relação dos dois componentes da onda acústica de uma vogal sustentada: do componente periódico, sinal regular das pregas vocais, e do ruído adicional, advindo das pregas vocais e do trato vocal.
* A proporção harmônico-ruído apresenta diferença significante entre os sexos, sendo maior para o feminino e sofre a influência da idade, sendo significantemente menor para o grupo de idosas (de 70 a 90 anos), quando comparada com o grupo de mulheres jovens (de 21 a 34 anos) e de meia idade (de 40 a 63 anos), mas não é um parâmetro sensível para diferenciar voz normal de voz disfônica.
A analise acústica é importante ferramenta de terapia de voz e auxiliar o fonoaudiólogo e o paciente a chegar aos objetivos propostos. pois essas ferramentas visuais fornecidas pela análise acústica facilitam a compreensão do processo e estimula a participação do paciente.
...