Analise Comparativa Do Filme
Artigos Científicos: Analise Comparativa Do Filme. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dalvasan • 9/5/2014 • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 556 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
DALVA VIEIRA DOS SANTOS
TRABALHO DE CONSTRUÇAO DE APRENDIZAGEM
NOVO CRUZEIRO - MG
2013
Análise comparativa entre o texto de Denise Rodovalho Scussel "Educação escolar para todos" e o filme "Como estrelas na terra toda criança é especial"
A reflexão sobre a importância da construção da identidade para o processo ensino-aprendizagem, sobre as políticas para uma educação mais igualitária, as práticas educacionais e as diferenças de ensino para todos, nos fazem compreender o nosso envolvimento no processo da inclusão.
No capítulo 7 "Educação escolar para todos" de Denise R. Scussel mostra que desde Atenas a exclusão já acontecia, pois poucos tinham acesso ao saber e podiam participar dos espaços onde transmitiam e criavam conhecimentos. Algumas culturas e algumas escolas eliminavam pessoas com deficiências ou internavam em instituições de caridade com doentes e idosos achando que lá iriam recuperar essas pessoas e em outras escolas as famílias já são avisadas da dificuldade que terão em ajudar a criança e já indicam escolas para pessoas especiais.
O poder se manifesta por meio das linhas divisórias que separam os grupos sociais em termos de classe, etnia, gênero e outros. Essas divisões constituem tanto a origem, quanto o resultado de relações de poder.
O poder que gera a desigualdade não se manifesta de forma tão clara e cristalina e identificável.
Mas é preciso reconhecer que o século XXI marca uma época de incertezas e questionamentos dos valores que sustentam o fazer e o pensar do homem até agora.
A socialização do conhecimento é uma necessidade que existe na espécie humana.
Somos seres em relação e só crescemos em relação. O aluno portador de necessidades especiais tem que ter oportunidade de interagir com os demais e vice-versa, e que ambos aprendam a lidar com as diferenças, não para anulá-las, mas para poder usá-las como fonte de contato verdadeiro e de amadurecimento mútuo.
A Inclusão Escolar depende antes de tudo de um reconhecimento humilde por parte da Escola e da Sociedade, da qual aquela faz parte, da necessidade de se educarem a si mesmas para lidar com a diferença, antes de criarem técnicas, estratégias ou métodos.
A escola precisa assumir a responsabilidade de trabalhar pela superação das dificuldades da criança, com respeito à diversidade, sobre a inserção de crianças especial, de como modernizar a escola, os pensamentos e as atitudes dos professores em relação às dificuldades de cada aluno.
A educação inclusiva deve oferecer qualidade no ensino para que cada um possa atender suas necessidades individuais e o professor tem que saber construir junto e tem autonomia de escolher atividades pedagógicas mais condizentes com o interesse dos alunos, com suas necessidades e dificuldades.
O filme “Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial”, foi produzido por Aamir Khan, que é ator, diretor e produtor, nascido em Mumbai na Índia no dia 14 de março de 1965. O filme conta a historia de Ishaan Awasthi, uma criança que sofre com dislexia onde a mesma não é compreendida nem em casa e nem na escola, pois, o pai acredita que o menino é apenas um preguiçoso e indisciplinado, comportando-se severamente com a criança. Na escola ele é tratado como aluno desinteressado por não conseguir ler e escrever corretamente, passando a ser castigado por seus erros cometidos e com isso passa
...