TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Decisão

Pesquisas Acadêmicas: Analise De Decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

1. PROCESSOS DE ANÁLISE E TOMADA DE DECISÃO

1.1. Conceito de Tomada de Decisão

Existem diversas definições para conceituar o processo de tomada de decisão, mas Andrade (2004, p. 2), diz que “uma decisão é um curso de ação escolhido pela pessoa, como o meio mais efetivo à sua disposição, para alcançar os objetivos pretendidos, ou seja, para resolver o problema que o incomoda”.

De acordo com Lachtermacher (2005), a tomada de decisão é um processo para identificar um problema específico e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo. Isto é, o problema acontece quando a situação atual se difere do estado desejado, onde depois de identificá-lo, deve-se buscar uma forma para solucioná-lo.

Segundo Lacombe e Heilborn (2003), o ato de decidir requer coragem tanto quanto discernimento, é necessário equilibrar os objetivos, opiniões e prioridades. Os autores afirmam que “qualquer processo decisório ocupa-se da descoberta e seleção de alternativas satisfatórias”.

Na visão de Chiavenato (2000), a decisão é um processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de um curso de ação que a pessoa deverá seguir. Mas para Maximiano (2007), um a decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades.

Maximiano (2007) e outros autores, ainda classificam os principais tipos de decisão, em duas categorias dentro da organização: as decisões programadas, que são soluções para os problemas rotineiros, determinadas por regras, procedimentos ou hábitos. E as decisões não-programadas, que são soluções específicas criadas através de um processo não estruturado para resolver problemas não rotineiros.

Portanto, segundo os conceitos dos autores relatados acima, podemos definir a tomada de decisão como sendo o processo onde primeiramente se identifica o problema ou oportunidade que está ocorrendo, posteriormente, selecionam as alternativas que podem solucionar ou obter uma ação e tomar a decisã[***]o que efetivamente poderá resolver o problema e implementar a oportunidade, e em conseqüência agir imediatamente a alternativa escolhida.

1.2. A Organização como um Sistema de Decisões

Para Chiavenato (2000), a organização é um complexo sistema de decisões, ou seja, nesse sistema, cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões a respeito das alternativas. Assim, a organização está permeada de decisões e ações. Dessa forma, a organização é um sistema de decisões em que:

Cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais que são apresentadas de acordo com sua personalidade, motivações e atitudes. Os processos de percepção das situações e o raciocínio são básicos para a explicação do comportamento humano nas organizações. A pessoa decide em função de sua percepção das situações. Em resumo, as pessoas são processadores de informações, criadores de opinião e tomadores de decisão. (CHIAVENATO, 2003, p.416)

Por isso, ao dizermos que a organização é como um sistema de decisões, estamos nos referindo, que todas as pessoas envolvidas dentro da empresa fazem parte de um processo decisório e possuem algum tipo de autonomia para tomar as decisões. Como Chiavenato (2000), relata que na Teoria Comportamental não é somente o administrador que pode tomar as decisões, ou seja, as pessoas da organização, em todas as áreas de atividades e níveis hierárquicos e em todas as situações estão continuamente tomando decisões relacionadas ou não com o seu trabalho. Então, são pessoas capazes de tomar decisões a todo instante, visualizando, a organização como um sistema de decisões.

1.3. Tomada de Decisão de Alta Qualidade

Como Andrade (2004) relata, definir o que seja a tomada de decisão de alta qualidade, é uma tarefa muito difícil, pois depende muito do tempo, ou seja, onde hoje pode ser considerada uma decisão inadequada ou mesmo irracional, futuramente pode causar admiração pelo fato de poder decidir daquela maneira. No entanto, as decisões seguem um padrão de raciocínio perceptível, onde podemos identificar algumas características do que seria uma decisão de qualidade.

Essas características são elencadas por Andrade (2004, p. 3), de maneira a possibilitar a avaliação da qualidade de uma decisão. Sendo elas:

• Satisfação dos interesses envolvidos;

• Adaptação dos meios necessários de alcance dos objetivos traçados;

• Consciência do curso de ação.

Então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com