TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Empresarial

Monografias: Analise Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  6.038 Palavras (25 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 25

bacharelado em administração

ANÁLISE EMPRESARIAL

Montes Claros

2013

ANÁLISE EMPRESARIAL

Trabalhoapresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Teoria Geral da Administração,Comunicação e Linguagem,Homem,Cultura e Sociedade,Comportamento organizacional.]

Profs.Fabiano Galão, Ivan Campos,Elisa Nantes,Wilson Sanches,Mônica Silva.

Montes Claros

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

⦁ INTRODUÇÃO

Este trabalho retrata a importância de se ter um sistema organizacional para o bom direcionamento da empresa pesquisada, apresentando os papéis e a responsabilidade em todos os níveis hierárquicos dentro da estratégia organizacional.

A função em particular da produção exerce um trabalho diferenciado na organização da empresa, centralizando a abordagem para as principais decisões estratégicas, atingindo os objetivos da organização com qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e redução de custos.

Por se tratar de empresa prestadora de serviços, nada mais apropriado que focar no quesito atendimento e respeito ao cliente e conseqüentemente atendendo e buscando inovações para a qualidade e variedade dos serviços aumentando gradativamente o número de opções.

⦁ DESENVOLVIMENTO

Gestão de Pessoas

A Oftalmolaser do Norte de Minas LTDA, está situada na Rua Coronel Luís Pires, 80 no centro de Montes claros, Minas gerais com cadastro no CNES-6200362 desde 04/04/2009 e CNPJ-00886817000109, empresa de propriedade privada onde prestam serviços oftalmológicos á população Montes Clarence e principalmente aos usuários da Irmandade Nossa Senhora das Mercês (Santa Casa de Montes Claros).

Em entrevista com Valter Geraldo Oliveira responsável pelo Setor de Regulação Assistencial, nos informou que na área da saúde, todos os cuidados devem ser bem administrados, obedecendo a uma estratégia administrativa e logística para que se atendam as demandas relacionadas á atendimento e legalização dos serviços prestados.

Os funcionários que trabalham diretamente com o cliente devem entrar somente depois de tomar algumas vacinas imunizantes, onde se consegue manter a integridade da saúde do colaborador mediante os riscos aparentes. Para certificar a não contaminação dos envolvidos toda esterilização de materiais utilizados são elaboradas em setor próprio para isto (onde é feito inspeção rotineira no bloco cirúrgico). Além destes critérios é indispensável seguir as normas de segurança mantendo todo o bloco sinalizado, sem nenhuma obstrução perto dos extintores de incêndio, conhecimento e treinamento para os colaboradores baseados em normas referentes à segurança do trabalho, sujeitos a evacuação e verificação do mapa de riscos funcionais para os colaboradores.

Quanto ao setor de RH (Recursos Humanos) é responsável direto por todo treinamento dos colaboradores assim que admitidos. Também são responsáveis para promover a capacitação aos diretores e gestores com cursos na área oftalmológica e de gestão, competência que também terão líderes e coordenadores contemplados e que terão a oportunidade de repassar conhecimento ás suas equipes.

Atualmente a avaliação de desempenho na empresa é feita apenas ao fim do período de experiência do colaborador para fins de contratação e no momento da rescisão de contrato por escolha da empresa (para justificar, e comprovar a razão da demissão), mas já com a implantação da Gestão por competência, esta avaliação será mensal para verificar as habilidades destes colaboradores efetivos no âmbito do trabalho para aproveitarem ao máximo as suas habilidades.

Estratégia de Marketing

Para conseguir recursos empresa define o preço avaliando o valor cobrado pelos concorrentes e principalmente sobre a média de valores o que os médicos sócios do negócio, consideram justo receberem (no atendimento de pacientes de forma de pagamento particular). Já no atendimento a pacientes de convênios é utilizada o valor das tabelas dos convênios que é negociada pelo gestor de faturamento junto ao Administrador, Para pacientes do SUS é pago o valor do SIGTAP que é único para todo o país.

Esta forma de negociação ainda é uma falha da empresa que não tem um setor comercial definido ainda (e assim não consegue analisar o mercado e o comportamento dos clientes), que segundo a administração será implementado no ano de 2013 este acompanhamento.

A Oftalmolaser ainda não colocou em prática a sua estratégia de marketing, mas já existe um projeto elaborado e com data definida para implantação, esta será uma das novidades para atrair clientes e convênios que tenham interesse em tratamentos com a qualidade necessária, será produzido um folder com propaganda da clinica,expansão da propaganda por meio da internet , e maior visibilidade no guia médico de cada convênio.Para atrair novos pacientes também serão utilizados os meios de comunicação: Televisão ,Rádio e banners em locais estratégicos.

Para pacientes do SUS será montado folder que conscientiza a importância do diagnóstico e tratamento do Glaucoma e outras campanhas pertinentes (estes pacientes correspondem a 60% do faturamento da clinica, sem contar que o SUS permite os benefícios de isenção de alguns impostos por ser uma entidade filantrópica.

Quanto ao quadro de funcionários médicos serão capacitados para que além do tratamento rotineiro,possam levar conforto e segurança aos pacientes deixando visível a qualidade do atendimento, ”os clientes querem médicos de qualidade que saibam fazer um bom diagnóstico, e principalmente agilidade no atendimento” situação precária e que é realidade no país.As novas configurações que farão a diferença para a Oftalmolaser são: Atendimento com médicos especialistas com nomes consagrados no mercado, Alta tecnologia e investimento nos equipamentos de exame e cirúrgicos, Índice zero de infecção nas cirurgias.

Na visão dos pacientes a clinica têm uma excelente estrutura com bons equipamentos e médicos de qualidade no atendimento, porém a um quesito a ser tratado é a demorar em conseguir marcar exames até mesmo na categoria particular é uma queixa recorrente de alguns clientes,fato que deve ser medido e avaliado para se ter exatamente o nível de satisfação almejado.

Logística

O sistema de logística da Oftalmolaser também está passando por adaptações uma vez que a tendência é levar o nome da empresa além dos horizontes de Montes Claros e região.

O controle do estoque atualmente é feito por dois profissionais treinados do setor de almoxarifado, onde todo controle é feito através do sistema TASY da Philips, um dos sistemas mais conceituados de informática do país para a área da saúde.

Para maior controle e qualidade nos prazos, a empresa trabalha com fornecedores fixos conseguindo produtos com menor custo e boa aceitação de mercado.A empresa ainda prefere trabalhar com grandes estoques já que alguns sistemas ainda estão em fase de implantação, fato que será mudado passando a utilizar estoque mais enxuto e atualizado.

Gestão da Produção

8.1 Input Transformado: Pacientes, Informações da ANS, SUS, Convênios.

Inputs de Transformação: São os 55 funcionários da empresa, as instalações, os equipamentos de alta tecnologia de informática e de exames e cirurgia.

Processo de operação/produção: atendimento do cliente na recepção, sendo orientados pelo pré-exame ou orientação cirúrgica e encaminhamento para consultório médico, sala de exames ou bloco cirúrgico, as guias são encaminhadas para o faturamento que as fatura e encaminha aos convênios, e o recebimento é encaminhado ao financeiro que faz a gestão dos custos e recursos da empresa.

Outputs: pacientes bem atendidos com a sua saúde restabelecida ou com o seu acompanhamento sendo realizado periodicamente para a recuperação total.

Oportunidades e ameaças do Macro Ambiente:

Ameaças: O aumento significativo de concorrentes na região de Montes Claros. Oportunidades: A falta de profissionais no Norte de Minas, o alto índice de pacientes que com o passar da idade acabam adquirido doenças como o glaucoma e não tratam por falta de conhecimento que existe o tratamento 100% pago pelo SUS inclusive os colírios a serem utilizados em casa. A área da saúde é muito promissora devido ao caos que se encontra em todo país então as oportunidades são inúmeras de ser faturar bastante.

8.2 O controle é feito pela agenda dos médicos e o fluxo alto de pacientes que aparece para serem atendidos sendo marcados, na maioria das vezes com prazos superior a 3 meses, esta marcação é totalmente dependente da postura do médico, que muitas vezes decide fazer várias viagens em curto período de tempo, obrigando o cancelamento e novo agendamento de todos clientes.

8.3 Qualidades do atendimento médicoe recepção:É considerado excelente e um grande diferencial para a intuição.

Custo: É considerado abusivo pela maioria dos clientes, é um fator negativo. Porém os pacientes se vêm sem muitas alternativas já que os prestadores de qualidade são poucos em toda região norte do estado.

Rapidez: É o fator mais preocupante, com alto índice de reclamação e o motivo da perca de vários clientes. Mas como a demanda é muito grande os médicos acabam não se preocupando muito com isto, já que o fator predominante que reduziria esta demora seria a própria disponibilidade dos médicos.

Confiabilidade: É considerado excelente pelos clientes, por contar com um quadro médico altamente qualificado e de nomes de tradição na região.

Flexibilidade: Negativo, pois os médicos são irredutíveis nas marcações de suas agendas não aceitando encaixes independentes do motivo que o paciente precise desta urgência. Até mesmo por que na clinica só é feito atendimento ambulatorial, os atendimentos de urgência e emergências são feitos e direcionados para os prontos socorros dos hospitais da região.

⦁ HALLEY REP. COMERCIO E SERVIÇOS LTDA.

⦁ MONTES CLAROS – MG

⦁ PRESTAÇAO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

⦁ 42FUNCIONÁRIOS

⦁ Gestão de Pessoas

⦁ Halley é uma empresa que esta há mais de 25 anos no mercado, prestando serviços de limpeza e conservações, em residências, clínicas, edifícios após obras e empresas de pequena à grande porte, a higiene e a segurança do trabalho é expecionada pela própria empresa e através da Contrei (empresa de segurança do trabalho) para maior segurança os funcionários utilizam de EPIs, periodicamente são realizados exames laboratoriais e físicos, a conservar a saúde do trabalhador.

⦁ Ao entrar na empresa todos os funcionários são treinados, avaliados e direcionados para o setor que mais, se qualifique.

⦁ Ao ser contratado os funcionários, passam por um período de experiência de três meses, o que possibilita a identificação se o colaborador esta apta ou não aquela função.

⦁ Estratégia de Marketing

⦁ A empresa fornece um orçamento para o cliente em anexo com uma planilha de custo onde consta número de funcionários com valores dos salários, vale transportes, valores dos EPIs, uniformes, máquinas, produtos, taxa administrativa e encargos sociais.

⦁ A empresa não possui um setor responsável pelo Marketing por isso não atende as expectativas dos consumidores.

⦁ A empresa se utiliza de vários meios de comunicação para divulgar a sua marca e prestação de serviço.

⦁ A organização tem como objetivo, a satisfação dos seus clientes, oferecendo um serviço profissional de qualidade, ágil. Confiabilidade e com felicidade de pagamento.

⦁ Profissionais treinados e capacitados para atender o mercado de acordo suas necessidades.

⦁ Uma organização de confiabilidade, responsabilidade e acima de tudo comprometimento com os serviços contratados. Quando o cliente á contrata, visa o prazo de execução e um serviço de qualidade.

⦁ Logística

⦁ A empresa possui um controle de estoque, informatizado com entrada e saída de produtos, o que facilita a não faltar materiais para a execução dos serviços contratados.

⦁ A organização possui um programa que gera todas as informações, de estoque, compras e saídas de materiais.

⦁ Possui fornecedores fixos, com produtos de qualidade, preços acessíveis e facilidade de negociação de pagamento.

⦁ De acordo com os orçamentos de prestação de serviços solicitados no mês.

⦁ A logística no setor de cadeia de suprimentos é um processo cíclico que começa na demanda do produto e do mercado, sendo feita uma cuidadosa análise de produtos e em seguida são selecionados os fornecedores. Cada fornecedor trabalhar com uma linha de produtos e com prazo de entrega, portanto é sempre analisado o estoque e o prazo de entrega do fornecedor para sempre ter, em uma quantidade planejada, os produtos corretos para atendimento da demanda.

⦁ Gestão de produção.

8.1 Inputs Transformados:materiais, informações e empresas.

Inputs de Transformação: São os 42 funcionários e equipamentos.

Outputs: Bens Intangíveis (Serviços puros), no qual o cliente acompanha a produção, avaliando os resultados e aspectos da operação.

Oportunidades e ameaças do Macro Ambiente: Ameaças: Variação da demanda,concorrente. Oportunidades: A falta de profissionais qualificados no mercado, á confiabilidade e comprometimento na entrega dos serviços nos prazos determinados. Por ser uma empresa que atua no mercado há anos, com custo acessível, rapidez e pequena margem de erro é vista como uma organização que presta um serviço com eficácia, por isso tem grande importância na região.

8.2 Processos de operação/produção: em termos de programação da produção, a empresa usa o ambiente puxado na perspectiva de suprimento versus demanda dependente, o sequenciamento funciona pelo método FIFO (o serviço será por ordem de agendamento), o carregamento do seu ambiente produtivo é de 44 horas semanais, para garantir a capacidade de atendimento no momento exato que foi planejado.

8.3 A Halley possuem todos objetivos de desempenho da produção, o qual á torna qualificadora na estratégiada produção.

Segunda etapa:

Apesar de serem organizações distintas visam o mesmo objetivo, priorizam a integridade física e moral dos seus colaboradores e uma prestação de serviço com qualidade.

A organização tem comprometimento com os serviços prestados, agilidade no atendimento, funcionários uniformizados e com identificação que proporciona maior segurança e confiabilidade aos clientes.

A Oftalmolaser não possui flexibilidade no agendamento, apesar de ser uma empresa em excelência tem um custo alto nas consultas e nos tratamentos, já a Halley por ter um grande fluxo de atendimento sobrecarrega os funcionários com horas extras.

A prestadora de serviços de limpeza deve ter cuidado com seus funcionários, pois os mesmos utilizam produtos corrosivos, tóxicos prejudiciais a saúde, por isso a empresa preocupa que os colaboradores façam exames rotineiros, a clínica tem o cuidado que seus funcionários estejam em dia com as vacinas de imunidade já que estão expostos á contaminações.

A Oftalmolaser deveria ter maior flexibilidade no agendamento, a fim de atender uma demanda maior de pacientes, já a Halley como tem um grande fluxo de atendimento, deveria aumentar o quadro de funcionários evitando grande volume de horas extras.

Quanto ao marketing as empresas ainda não possuem um planejamento definido.

Tanto a Oftalmolaser quanto a Halley tem procurado dar uma atenção à área da logística não permitindo em nenhum momento faltar nos atendimento e nos estoques de materiais e equipamentos.

Na produção as empresas se preocupam em satisfazer seus clientes e atingir seus objetivos na qualidade e rapidez dos atendimentos, confiabilidade dos clientes flexibilidade e custos nos serviços prestados a Oftalmolaser têm procurado atingir os cincos objetivos porem é uma empresa que deixa a desejar quando se fala em flexibilidade na agenda e nos altos custos.

Ambas as empresas oferecem serviços puros (intangíveis) tem se destacado no mercado em excelência no atendimento diferenciado, com superação em seus objetivos,possuem o certificado ISO 9000 (Enfoque nos processos e na satisfação dos clientes),

⦁ CONCLUSÃO

Pode se perceber a importância de um grande planejamento e essa produção textual baseia-se na análise de duas empresas no setor de prestação de serviço, que foi realizado através de um roteiro de pesquisa nas áreas de administração de produção, gestão de pessoas II, estratégia de marketing, operações e logísticas e tem como objetivo principal a assimilação das teorias com a prática, onde o foco principal é o cliente.

Para ter eficiência na prestação de serviços é necessário a empresaimplantar alguns processos gerenciais, como os indicadores de desempenho para acompanhar periodicamente odesempenho das organizações. A avaliação mostra, portanto, que as operações da empresa, buscando-se encontrar uma nova concepção degarantia no sucesso empresarial.

REFERÊNCIAS

Dulce, Larissa Zamarian

Gestão de Pessoas ll: administração/ Larissa Zamarian Ducci,

Sara Maria de melo Elgenneni.- São Paulo: person Prentice Hall, 2009.

Azevedo, Alexandre Cabral de

Estratégia de marketing: administração/ Alexandre Cabral de Azevedo, Fabiano Palhares Galão.- São Paulo: Pearson Pretince hall, 2009.

Silva, Mônica Maria

Operações logísticas/ Mônica Maria silva, Thiago Nunes Bazoli-São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

Januzzi, Ulysses

Administração de produção: administração/ Ulysses januzzi.- São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2011.

bacharelado em administração

ANÁLISE EMPRESARIAL

Montes Claros

2013

ANÁLISE EMPRESARIAL

Trabalhoapresentado ao Curso (Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Teoria Geral da Administração,Comunicação e Linguagem,Homem,Cultura e Sociedade,Comportamento organizacional.]

Profs.Fabiano Galão, Ivan Campos,Elisa Nantes,Wilson Sanches,Mônica Silva.

Montes Claros

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

⦁ INTRODUÇÃO

Este trabalho retrata a importância de se ter um sistema organizacional para o bom direcionamento da empresa pesquisada, apresentando os papéis e a responsabilidade em todos os níveis hierárquicos dentro da estratégia organizacional.

A função em particular da produção exerce um trabalho diferenciado na organização da empresa, centralizando a abordagem para as principais decisões estratégicas, atingindo os objetivos da organização com qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e redução de custos.

Por se tratar de empresa prestadora de serviços, nada mais apropriado que focar no quesito atendimento e respeito ao cliente e conseqüentemente atendendo e buscando inovações para a qualidade e variedade dos serviços aumentando gradativamente o número de opções.

⦁ DESENVOLVIMENTO

Gestão de Pessoas

A Oftalmolaser do Norte de Minas LTDA, está situada na Rua Coronel Luís Pires, 80 no centro de Montes claros, Minas gerais com cadastro no CNES-6200362 desde 04/04/2009 e CNPJ-00886817000109, empresa de propriedade privada onde prestam serviços oftalmológicos á população Montes Clarence e principalmente aos usuários da Irmandade Nossa Senhora das Mercês (Santa Casa de Montes Claros).

Em entrevista com Valter Geraldo Oliveira responsável pelo Setor de Regulação Assistencial, nos informou que na área da saúde, todos os cuidados devem ser bem administrados, obedecendo a uma estratégia administrativa e logística para que se atendam as demandas relacionadas á atendimento e legalização dos serviços prestados.

Os funcionários que trabalham diretamente com o cliente devem entrar somente depois de tomar algumas vacinas imunizantes, onde se consegue manter a integridade da saúde do colaborador mediante os riscos aparentes. Para certificar a não contaminação dos envolvidos toda esterilização de materiais utilizados são elaboradas em setor próprio para isto (onde é feito inspeção rotineira no bloco cirúrgico). Além destes critérios é indispensável seguir as normas de segurança mantendo todo o bloco sinalizado, sem nenhuma obstrução perto dos extintores de incêndio, conhecimento e treinamento para os colaboradores baseados em normas referentes à segurança do trabalho, sujeitos a evacuação e verificação do mapa de riscos funcionais para os colaboradores.

Quanto ao setor de RH (Recursos Humanos) é responsável direto por todo treinamento dos colaboradores assim que admitidos. Também são responsáveis para promover a capacitação aos diretores e gestores com cursos na área oftalmológica e de gestão, competência que também terão líderes e coordenadores contemplados e que terão a oportunidade de repassar conhecimento ás suas equipes.

Atualmente a avaliação de desempenho na empresa é feita apenas ao fim do período de experiência do colaborador para fins de contratação e no momento da rescisão de contrato por escolha da empresa (para justificar, e comprovar a razão da demissão), mas já com a implantação da Gestão por competência, esta avaliação será mensal para verificar as habilidades destes colaboradores efetivos no âmbito do trabalho para aproveitarem ao máximo as suas habilidades.

Estratégia de Marketing

Para conseguir recursos empresa define o preço avaliando o valor cobrado pelos concorrentes e principalmente sobre a média de valores o que os médicos sócios do negócio, consideram justo receberem (no atendimento de pacientes de forma de pagamento particular). Já no atendimento a pacientes de convênios é utilizada o valor das tabelas dos convênios que é negociada pelo gestor de faturamento junto ao Administrador, Para pacientes do SUS é pago o valor do SIGTAP que é único para todo o país.

Esta forma de negociação ainda é uma falha da empresa que não tem um setor comercial definido ainda (e assim não consegue analisar o mercado e o comportamento dos clientes), que segundo a administração será implementado no ano de 2013 este acompanhamento.

A Oftalmolaser ainda não colocou em prática a sua estratégia de marketing, mas já existe um projeto elaborado e com data definida para implantação, esta será uma das novidades para atrair clientes e convênios que tenham interesse em tratamentos com a qualidade necessária, será produzido um folder com propaganda da clinica,expansão da propaganda por meio da internet , e maior visibilidade no guia médico de cada convênio.Para atrair novos pacientes também serão utilizados os meios de comunicação: Televisão ,Rádio e banners em locais estratégicos.

Para pacientes do SUS será montado folder que conscientiza a importância do diagnóstico e tratamento do Glaucoma e outras campanhas pertinentes (estes pacientes correspondem a 60% do faturamento da clinica, sem contar que o SUS permite os benefícios de isenção de alguns impostos por ser uma entidade filantrópica.

Quanto ao quadro de funcionários médicos serão capacitados para que além do tratamento rotineiro,possam levar conforto e segurança aos pacientes deixando visível a qualidade do atendimento, ”os clientes querem médicos de qualidade que saibam fazer um bom diagnóstico, e principalmente agilidade no atendimento” situação precária e que é realidade no país.As novas configurações que farão a diferença para a Oftalmolaser são: Atendimento com médicos especialistas com nomes consagrados no mercado, Alta tecnologia e investimento nos equipamentos de exame e cirúrgicos, Índice zero de infecção nas cirurgias.

Na visão dos pacientes a clinica têm uma excelente estrutura com bons equipamentos e médicos de qualidade no atendimento, porém a um quesito a ser tratado é a demorar em conseguir marcar exames até mesmo na categoria particular é uma queixa recorrente de alguns clientes,fato que deve ser medido e avaliado para se ter exatamente o nível de satisfação almejado.

Logística

O sistema de logística da Oftalmolaser também está passando por adaptações uma vez que a tendência é levar o nome da empresa além dos horizontes de Montes Claros e região.

O controle do estoque atualmente é feito por dois profissionais treinados do setor de almoxarifado, onde todo controle é feito através do sistema TASY da Philips, um dos sistemas mais conceituados de informática do país para a área da saúde.

Para maior controle e qualidade nos prazos, a empresa trabalha com fornecedores fixos conseguindo produtos com menor custo e boa aceitação de mercado.A empresa ainda prefere trabalhar com grandes estoques já que alguns sistemas ainda estão em fase de implantação, fato que será mudado passando a utilizar estoque mais enxuto e atualizado.

Gestão da Produção

8.1 Input Transformado: Pacientes, Informações da ANS, SUS, Convênios.

Inputs de Transformação: São os 55 funcionários da empresa, as instalações, os equipamentos de alta tecnologia de informática e de exames e cirurgia.

Processo de operação/produção: atendimento do cliente na recepção, sendo orientados pelo pré-exame ou orientação cirúrgica e encaminhamento para consultório médico, sala de exames ou bloco cirúrgico, as guias são encaminhadas para o faturamento que as fatura e encaminha aos convênios, e o recebimento é encaminhado ao financeiro que faz a gestão dos custos e recursos da empresa.

Outputs: pacientes bem atendidos com a sua saúde restabelecida ou com o seu acompanhamento sendo realizado periodicamente para a recuperação total.

Oportunidades e ameaças do Macro Ambiente:

Ameaças: O aumento significativo de concorrentes na região de Montes Claros. Oportunidades: A falta de profissionais no Norte de Minas, o alto índice de pacientes que com o passar da idade acabam adquirido doenças como o glaucoma e não tratam por falta de conhecimento que existe o tratamento 100% pago pelo SUS inclusive os colírios a serem utilizados em casa. A área da saúde é muito promissora devido ao caos que se encontra em todo país então as oportunidades são inúmeras de ser faturar bastante.

8.2 O controle é feito pela agenda dos médicos e o fluxo alto de pacientes que aparece para serem atendidos sendo marcados, na maioria das vezes com prazos superior a 3 meses, esta marcação é totalmente dependente da postura do médico, que muitas vezes decide fazer várias viagens em curto período de tempo, obrigando o cancelamento e novo agendamento de todos clientes.

8.3 Qualidades do atendimento médicoe recepção:É considerado excelente e um grande diferencial para a intuição.

Custo: É considerado abusivo pela maioria dos clientes, é um fator negativo. Porém os pacientes se vêm sem muitas alternativas já que os prestadores de qualidade são poucos em toda região norte do estado.

Rapidez: É o fator mais preocupante, com alto índice de reclamação e o motivo da perca de vários clientes. Mas como a demanda é muito grande os médicos acabam não se preocupando muito com isto, já que o fator predominante que reduziria esta demora seria a própria disponibilidade dos médicos.

Confiabilidade: É considerado excelente pelos clientes, por contar com um quadro médico altamente qualificado e de nomes de tradição na região.

Flexibilidade: Negativo, pois os médicos são irredutíveis nas marcações de suas agendas não aceitando encaixes independentes do motivo que o paciente precise desta urgência. Até mesmo por que na clinica só é feito atendimento ambulatorial, os atendimentos de urgência e emergências são feitos e direcionados para os prontos socorros dos hospitais da região.

⦁ HALLEY REP. COMERCIO E SERVIÇOS LTDA.

⦁ MONTES CLAROS – MG

⦁ PRESTAÇAO DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

⦁ 42FUNCIONÁRIOS

⦁ Gestão de Pessoas

⦁ Halley é uma empresa que esta há mais de 25 anos no mercado, prestando serviços de limpeza e conservações, em residências, clínicas, edifícios após obras e empresas de pequena à grande porte, a higiene e a segurança do trabalho é expecionada pela própria empresa e através da Contrei (empresa de segurança do trabalho) para maior segurança os funcionários utilizam de EPIs, periodicamente são realizados exames laboratoriais e físicos, a conservar a saúde do trabalhador.

⦁ Ao entrar na empresa todos os funcionários são treinados, avaliados e direcionados para o setor que mais, se qualifique.

⦁ Ao ser contratado os funcionários, passam por um período de experiência de três meses, o que possibilita a identificação se o colaborador esta apta ou não aquela função.

⦁ Estratégia de Marketing

⦁ A empresa fornece um orçamento para o cliente em anexo com uma planilha de custo onde consta número de funcionários com valores dos salários, vale transportes, valores dos EPIs, uniformes, máquinas, produtos, taxa administrativa e encargos sociais.

⦁ A empresa não possui um setor responsável pelo Marketing por isso não atende as expectativas dos consumidores.

⦁ A empresa se utiliza de vários meios de comunicação para divulgar a sua marca e prestação de serviço.

⦁ A organização tem como objetivo, a satisfação dos seus clientes, oferecendo um serviço profissional de qualidade, ágil. Confiabilidade e com felicidade de pagamento.

⦁ Profissionais treinados e capacitados para atender o mercado de acordo suas necessidades.

⦁ Uma organização de confiabilidade, responsabilidade e acima de tudo comprometimento com os serviços contratados. Quando o cliente á contrata, visa o prazo de execução e um serviço de qualidade.

⦁ Logística

⦁ A empresa possui um controle de estoque, informatizado com entrada e saída de produtos, o que facilita a não faltar materiais para a execução dos serviços contratados.

⦁ A organização possui um programa que gera todas as informações, de estoque, compras e saídas de materiais.

⦁ Possui fornecedores fixos, com produtos de qualidade, preços acessíveis e facilidade de negociação de pagamento.

⦁ De acordo com os orçamentos de prestação de serviços solicitados no mês.

⦁ A logística no setor de cadeia de suprimentos é um processo cíclico que começa na demanda do produto e do mercado, sendo feita uma cuidadosa análise de produtos e em seguida são selecionados os fornecedores. Cada fornecedor trabalhar com uma linha de produtos e com prazo de entrega, portanto é sempre analisado o estoque e o prazo de entrega do fornecedor para sempre ter, em uma quantidade planejada, os produtos corretos para atendimento da demanda.

⦁ Gestão de produção.

8.1 Inputs Transformados:materiais, informações e empresas.

Inputs de Transformação: São os 42 funcionários e equipamentos.

Outputs: Bens Intangíveis (Serviços puros), no qual o cliente acompanha a produção, avaliando os resultados e aspectos da operação.

Oportunidades e ameaças do Macro Ambiente: Ameaças: Variação da demanda,concorrente. Oportunidades: A falta de profissionais qualificados no mercado, á confiabilidade e comprometimento na entrega dos serviços nos prazos determinados. Por ser uma empresa que atua no mercado há anos, com custo acessível, rapidez e pequena margem de erro é vista como uma organização que presta um serviço com eficácia, por isso tem grande importância na região.

8.2 Processos de operação/produção: em termos de programação da produção, a empresa usa o ambiente puxado na perspectiva de suprimento versus demanda dependente, o sequenciamento funciona pelo método FIFO (o serviço será por ordem de agendamento), o carregamento do seu ambiente produtivo é de 44 horas semanais, para garantir a capacidade de atendimento no momento exato que foi planejado.

8.3 A Halley possuem todos objetivos de desempenho da produção, o qual á torna qualificadora na estratégiada produção.

Segunda etapa:

Apesar de serem organizações distintas visam o mesmo objetivo, priorizam a integridade física e moral dos seus colaboradores e uma prestação de serviço com qualidade.

A organização tem comprometimento com os serviços prestados, agilidade no atendimento, funcionários uniformizados e com identificação que proporciona maior segurança e confiabilidade aos clientes.

A Oftalmolaser não possui flexibilidade no agendamento, apesar de ser uma empresa em excelência tem um custo alto nas consultas e nos tratamentos, já a Halley por ter um grande fluxo de atendimento sobrecarrega os funcionários com horas extras.

A prestadora de serviços de limpeza deve ter cuidado com seus funcionários, pois os mesmos utilizam produtos corrosivos, tóxicos prejudiciais a saúde, por isso a empresa preocupa que os colaboradores façam exames rotineiros, a clínica tem o cuidado que seus funcionários estejam em dia com as vacinas de imunidade já que estão expostos á contaminações.

A Oftalmolaser deveria ter maior flexibilidade no agendamento, a fim de atender uma demanda maior de pacientes, já a Halley como tem um grande fluxo de atendimento, deveria aumentar o quadro de funcionários evitando grande volume de horas extras.

Quanto ao marketing as empresas ainda não possuem um planejamento definido.

Tanto a Oftalmolaser quanto a Halley tem procurado dar uma atenção à área da logística não permitindo em nenhum momento faltar nos atendimento e nos estoques de materiais e equipamentos.

Na produção as empresas se preocupam em satisfazer seus clientes e atingir seus objetivos na qualidade e rapidez dos atendimentos, confiabilidade dos clientes flexibilidade e custos nos serviços prestados a Oftalmolaser têm procurado atingir os cincos objetivos porem é uma empresa que deixa a desejar quando se fala em flexibilidade na agenda e nos altos custos.

Ambas as empresas oferecem serviços puros (intangíveis) tem se destacado no mercado em excelência no atendimento diferenciado, com superação em seus objetivos,possuem o certificado ISO 9000 (Enfoque nos processos e na satisfação dos clientes),

⦁ CONCLUSÃO

Pode se perceber a importância de um grande planejamento e essa produção textual baseia-se na análise de duas empresas no setor de prestação de serviço, que foi realizado através de um roteiro de pesquisa nas áreas de administração de produção, gestão de pessoas II, estratégia de marketing, operações e logísticas e tem como objetivo principal a assimilação das teorias com a prática, onde o foco principal é o cliente.

Para ter eficiência na prestação de serviços é necessário a empresaimplantar alguns processos gerenciais, como os indicadores de desempenho para acompanhar periodicamente odesempenho das organizações. A avaliação mostra, portanto, que as operações da empresa, buscando-se encontrar uma nova concepção degarantia no sucesso empresarial.

REFERÊNCIAS

Dulce, Larissa Zamarian

Gestão de Pessoas ll: administração/ Larissa Zamarian Ducci,

Sara Maria de melo Elgenneni.- São Paulo: person Prentice Hall, 2009.

Azevedo, Alexandre Cabral de

Estratégia de marketing: administração/ Alexandre Cabral de Azevedo, Fabiano Palhares Galão.- São Paulo: Pearson Pretince hall, 2009.

Silva, Mônica Maria

Operações logísticas/ Mônica Maria silva, Thiago Nunes Bazoli-São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

Januzzi, Ulysses

Administração de produção: administração/ Ulysses januzzi.- São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2011.

...

Baixar como  txt (36.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »