Analise Ergonômica do Trabalho
Por: Wysley • 20/4/2017 • Dissertação • 372 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Aluno: Wysley Werneck Lopes de Lima
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Ergonomia e Saúde Ocupacional
Professor (a): Maria Luísa Corrêa Muniz
Polo: Erem Barão de Exu
Cidade: Exu-Pernambuco Data: 15.12.16
Projeto 03
“Analise Ergonômica do Trabalho”
“Checkout de Supermercado”
Análise de Demanda.
Em relação a o operador de checkout de supermercado, muito se tem mudado com o decorrer dos anos, os scanes, por exemplo, tem ajudado muito o empregador, um problema serio encontrado nesse local é a cadeira que muitas vezes não esta em acordo com a NR 07, e é de grande importância que ela esteja pois ao sua e integridade física do colaborador é muito importante.
Análise de Tarefa.
Muitas são as tarefas de um operador de checkout tanto físicas quanto mentais, tem de haver muita atenção, a muito esforço em ambas as partes, o trabalho repetitivo é um deles, muito tem tanto em pé como sentado, a um ris na postura, etc.
Análise de Atividade
A analise de atividade é uma parte muito importante da ATE, pois é aqui que veremos como o colaborador reagira com o meio ambiente de trabalho, se ele vai estar bem ou não, se as condições internas como, experiência, idade, sexo, entre outros irar influenciar na sua atividade, e como também se os fatores externos como, ruído, calor, iluminação, gases, etc. e também entre outros fatores.
Diagnóstico.
A postura deve ser o mais confortável e que cause o bem estar, a esteira deve estar no tamanho correto, à iluminação tem de estar adequada, e a jornada de trabalho tem que haver pausas.
Recomendações.
Em relação a o mesmo, deve-se seguir rigidamente a NR 07 e seu anexo que fala sobre o trabalhador em checkout, sempre que possível incentivar o trabalhador com algo que melhore sua saúde, etc.
Referencias:
https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl
http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/
...