Analise Swot E Plano De Intervenção
Trabalho Universitário: Analise Swot E Plano De Intervenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: madureirafialho • 13/6/2014 • 8.361 Palavras (34 Páginas) • 1.353 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................... 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 19
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 20
5 ANEXOS ............................................................................................................. 21
1 Introdução
Este trabalho refere-se a um estudo de caso prático, através da base adquirida na atividade do portfólio individual, cujos objetivos principais são: utilizar os dados de uma empresa da cidade para realizarmos um diagnóstico e intervenção, no sentido de avaliar aspectos que tangem à gestão da empresa, apontando seus pontos fortes, suas dificuldades, bem como as condições potenciais de crescimento do negócio, ou os limites que exijam mudanças.
Será realizada a montagem de uma matriz Swot, para detecção de ameaças e oportunidades que o mercado oferece, observando as características e variáveis ambientais da cidade e região. Logo após será realizado um diagnóstico baseado nos padrões de excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), cujo objetivo é diagnosticar o quanto a empresa pesquisada se aproxima dos padrões de excelência empresarial. Em seguida será montado um esquema de planejamento estratégico, deixando claro os objetivos estratégicos, os recursos necessários para o atingimento destes, cronograma e planos de contingência.
Com base nos estudos e resultados alcançados será realizada uma proposta de intervenção levando em consideração a busca pela excelência empresarial e o planejamento estratégico.
Realizaremos um levantamento de dados a respeito das informações que trafegam nos principais setores da empresa escolhida para análise, identificando os principais processos de cada área, montado um fluxo de informações entre estes setores/departamentos, identificando os processos definidos de entradas e saídas, além da criação de uma proposta de PDTI (Plano Diretor de Tecnologia de Informação).
A empresa escolhida para a análise é a Transnorte, empresa de transporte rodoviário de nossa cidade, Montes Claros, a escolha
2 DESENVOLVIMENTO
No ano 1971 nasceu a Transnorte. Inicialmente, operando com 11 ônibus. Em maio de 1982, foram adquiridos os bens da empresa de transporte de passageiros Imperial Expresso, o que representou a compra de 105 veículos, somando-se aos carros da Transnorte num total de 135 ônibus, e a concessão das linhas Montes Claros a Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Posteriormente a esse investimento, melhorias e reformas sucederam-se e mais 12 veículos integraram a frota da empresa. O serviço de transporte oferecido pela empresa é fundamentado na satisfação de seus clientes.
O Grupo Transnorte é uma empresa atuando no ramo de transporte de passageiros, podendo ser do âmbito municipal, intermunicipal, interestadual e turismo enquadrada na legislação EMBRATUR, Transporte coletivo urbano, transporte de cargas e encomendas em geral e também transporte de combustíveis. Empresa privada, no ramo de prestação de serviços, esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios, a empresa conta atualmente com 587 funcionários ativos, dados referentes ao mês de Abril de 2014.
A empresa Transnorte é certificada
ISO9001-2008, tem sua estrutura organizacional em sistema de departamentalização mista, todos os processos são organizados, integrados e padronizados através de Its (Instruções de Trabalho) onde as atividades a serem desenvolvidas são padronizadas e definidas através de processos integrados, onde ao término de uma atividade em uma determinada área é o início de uma atividade em outra (linha de produção).
A Transnorte é dividida hoje em Departamento de Manutenção, Departamento de Tráfego, Departamento Comercial, Departamento de Fretamento, Departamento de RH, Departamento de Pessoal, Departamento de Qualidade, Departamento de Controladoria e Departamento de Suprimentos e Departamento Financeiro.
Iremos utilizar a análise SWOT, uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.
ANÁLISE SWOT
INTERNO FORÇAS
• Padrão de qualidade no serviço prestado.
• Baixo custo com manutenção de frota.
• Funcionários motivados.
• Credibilidade e segurança. FRAQUEZAS
• Falta integração nos processos.
• Informações não confiáveis.
• Decisões centralizadas.
• Planejamento não é baseado na análise dos dados.
• Administração familiar gerando conflito de interesses.
EXTERNO OPORTUNIDADES
• Transporte intermunicipal de estudantes universitários.
• Transformar a Transtur em agência de turismo.
• Aproveitamento de frota antiga para fretamentos municipais. AMEAÇAS
• Transporte clandestino.
• Linhas deficitárias.
• Popularização das linhas aéreas.
• Fiscalização ineficiente.
• Estrangulamento fiscal.
JUSTIFICATIVAS DA ANÁLISE SWOT
Forças: Por ser uma empresa certificada ISO9001, a Transnorte possui um alto padrão de qualidade nos serviços prestados, possui uma boa imagem junto aos stakeholders,
...