Analise sobre o PIB
Tese: Analise sobre o PIB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ELICRIS • 16/6/2013 • Tese • 3.557 Palavras (15 Páginas) • 669 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................4
– etapa-1 ......................................................5
– etapa-2 ...........................................6
– etapa-3 ........................................................8
– etapa-4 ....................................................................................11
..................................................................................................13
.................................................................................................14
Introdução
Para desenvolvermos este desafio, focamos no estudo e na comparação das informações, dados e conceitos sobre o PIB por habitante, o índice de Gini, a curva de Lorentz e o IDH do Brasil. Analisamos também a evolução dos indicadores entre os cinco países do BRICS , referentes seu desenvolvimento, suas dificuldades e suas conquistas em relação ao outros países do mundo.
4
Etapa 01-
Passo 1, 2 e 3
Analise sobre o PIB por habitante, o índice de Gini, a Curva de Lorenz e o IDH do Brasil:
Podemos utilizar três formas de ilustrar o desenvolvimento econômico e eles podem ser usados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões.
Índice de Gini: Utilizado na analise de distribuição de renda e pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz que e um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade de um país.
Curva de Lorenz: é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Para obter a curva de Lorenz precisamos seguir os seguintes passos:
1- ordenar a população por renda domiciliar per capita.
2 - No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.
3 – No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.
Representação gráfica de Índice de Gini e Curva de Lorenz.
5
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): O IDH varia de 0 a 01 e representa uma medida conjunta de três dimensões do desenvolvimento humano:
1- a renda, medida pelo PIB per capita, corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país.
2- a longevidade, medida pelos números de expectativa de vida ao nascer.
3- a Educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matricula em todos os níveis de ensino.
Calculo do IDH: IDH= L+E + R / 3
L= Longevidade.
E= Educação.
R= Renda.
Resultado 0 : significa a inexistência de desenvolvimento humano
Resultado igual a 1 : significa um desenvolvimento total ou pleno.
PIB- Produto Interno Bruto
Formula: PIB= C+ I+ G+ X-M
C-consumo privado
I-total de investimentos no período.
G- gastos do governo
V- volume de exportações
M- volume de importações.
O PIB- Brasil: R$ 3,675 trilhões (ano de 2010) ou US$ 2,21 trilhões.
Desenvolvimento econômico no Brasil.
O desenvolvimento econômico é o fenômeno histórico que ocorre nos países ou estados-nação que realizaram sua revolução capitalista sendo que nele a acumulação de capitais, salários, e aumento da produtividade. O desenvolvimento econômico e o resultado de uma estratégia nacional de desenvolvimento que se alcança com o sucesso de Estados fortes que servem de instrumento de ação coletiva.
6
O processo de industrialização do Brasil teve como ponto de partida dos anos 80 do século passado devido ao fim da escravatura e o começo do trabalho livre assalariado. Em 1950 criavam-se grandes impérios industriais, mas nenhum tinha possibilidade de mobilizar os recursos necessários para iniciar a indústria pesada no país. A presença norte-americana em nossa economia era visível e em 1953 a lei que instituía o monopólio estatal da exploração e do refinamento do petróleo.
O modelo de desenvolvimento adotado na década de 1950 evidenciava o desequilíbrio social e econômico existentes no Brasil, pois os investimentos não foram realizados de maneira generalizada e igual em todos os setores produtivos. O controle das indústrias foi absorvido pelos estrangeiros o que levou ao agravamento do desequilíbrio no balanço dos pagamentos: as multinacionais não só tinham o melhor lucro como também superaram seu investimento inicial rapidamente. A CEPAL – Comissão Econômica para a America Latina e o Caribe, criada em 1948 tem o objetivo de incentivar a cooperação econômica entre os seus membros. Ela acreditava que a industrialização era o principal caminho para se superar o subdesenvolvimento dos países da America Latina e tem dentre seus membros o brasileiro Celso Furtado. A teoria da Cepal foi questionada por meados dos anos 60 quando ocorreu uma crise financeira
...