Analize Bibliográfica
Pesquisas Acadêmicas: Analize Bibliográfica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivilu10 • 21/3/2015 • 805 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
BIBLIOGRAFIA JUSTIFICATIVA
Ortiz Portella, Fabiani;
Romano de Souza Bridi, Fabiane.
Aprendizagem – Tempos e Espaços do Aprender. ed. Wak Rio de Janeiro: Contexto, 2008.
Da página 206 a 218 do livro trata da afetividade e sua importância para aprendizagem. A afetividade é o alicerce segundo as autoras da formação integral da pessoa e os vínculos afetivos desempenham um papel essencial no desenvolvimento do individuo.
As autoras enfatizam a importância do laço de afetividade entre professor e aluno sendo um fator importante na construção da aprendizagem; o afeto é indispensável na prática de ensino facilitando assim a construção do conhecimento seja de modo concreto ou lúdico, ressaltam que todo processo de aprendizagem em que o educador e o educando se entregam ao prazer de aprender, respaldados pelo afeto, pelo diálogo e pelo respeito mútuo, torna-se uma lição de amor, um encontro verdadeiro entre duas pessoas, levando sempre em consideração as teorias de VIGOSTSKY, PIAGET e WALLON.
Reame, Eliane;
Ronieri, Anna Cláudia;
Gomes, Liliane;
Montenegro, Priscila. Matemática no dia a dia da Educação Infantil
A proposta das autoras deste livro é de relacionar atividades infantis, de modo que favoreçam o desenvolvimento pessoal e social da criança, a construção e o exercício de forma diferenciada de expressão, dentre elas a matemática conciliada com o lúdico.
Explorando o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos em diferentes categorias de atividades permanentes com as crianças.
O livro explicita os objetivos alcançados e justifica suas intenções: a matemática nas rodinhas de conversas nas turmas de Educação Infantil como: chamada, quadro de presença, calendário e quantos somos; a matemática nos cantinhos: relacionando as experiências das crianças com a linguagem visual, por meio de dobraduras e jogos; a matemática nas brincadeiras: explora o brincar como uma atividade na Educação Infantil que em sua essência permeia o universo lúdico da criança; a matemática nas histórias: através de alguns livros da literatura infantil as crianças viajam através da imaginação, partindo para a aprendizagem de idéias matemáticas.
Rangel Vieira da Cunha, Susana;
Lemos Lino, Dulcimarta;
Arnizauut Machado de Vargas,LIzete;
Souza, Luis Fernando de;
Simonis Richter, Sandra Regina;
Bertoni dos Santos, Vera Lúcia. As Artes no Universo Infantil. 2ª ed. Mediação Porto Alegre contexto 2012. Neste livro a proposta das autoras é que desenhar, brincar, imaginar, sonhar, manchar, riscar, construir, encantar-se é uma forma das crianças se expressarem ao inventar um mundo na arte do faz de conta.
O livro é direcionado a professores de Educação Infantil trazendo uma ampla e completa reflexão sobre os processos expressivos das crianças em diferentes linguagens – artes visuais, jogos simbólicos, teatro, músicas e dança; ainda sugerindo práticas pedagógicas aos professores adequadas a diferentes contextos educativos. Os autores ainda desenvolvem uma ampla reflexão sobre a necessidade das crianças pequenas
...