Anatomia do aparelho neuromotor
Por: diangelocecon • 1/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 365 Visualizações
[pic 1]
DIANGELO HENRIQUE CECON RA 1133716
Anatomia do aparelho neuromotor
EDSON DONIZETTI VERRI
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FISÍCA
Data
16/08/2014
Polo Cuiabá
(1) O que é a posição anatômica e qual sua importância para a disciplina de Anatomia
Do Aparelho Neuromotor?
(2) Quais são os movimentos (ou movimentação) que ocorrem nos eixos anatômicos do
Corpo humano?
(3) Dê a classificação anatômica e funcional do ombro, cotovelo e punho.
(4) Cite os músculos que formam o manguito rotador e a ação desses músculos.
(5) O que é um músculo biarticular e monoarticular? Cite exemplo.
(6) O que é um músculo agonista e antagonista? Dê exemplo.
Respostas
1. Posição anatômica é a convenção adotada na anatomia humana para descrever a posição dos órgãos, osso e outras partes do corpo humano. Na posição anatômica o corpo deve ficar ereto de pé, posição ortostática, com a face para frente e olhar para o horizonte, membros superiores estendidos paralelos ao tronco e as palmas das mãos voltadas para frente, membros inferiores unidos e voltados para frente. O corpo humano na posição anatômica é divido em planos:
Plano mediano - É um plano vertical que passa atrás do eixo mais longo que cruza o corpo dos pés a cabeça, e separa o corpo em antimeros direito e esquerdo, sendo assim oque esta perto deste plano é chamado medial, e oque esta longe é chamado lateral.
Plano sagital - É o plano que esta paralela ao mediano
Plano coronal – É um plano vértice que passa dos pés a cabeça, perpendicularmente ao plano mediano separando o ventre do dorso do corpo, algo a frente do plano frontal é chamado anterior e atrás posterior.
Plano horizontal, transverso ou axial – atravessa o eixo menor do corpo, do dorso à frente dividindo em superior e inferior.
A posição anatômica é importante para o aparelho neuromotor porque ela divide o corpo humano e para que possamos identificar onde estão situados tendões, músculos, órgão, juntas e outras partes do corpo humano. E ela também define como o corpo se encontra para o estudo do mesmo.
2 Quando observamos os movimentos aplicamos os conhecimentos dos eixos que são linhas imaginarias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar esses movimentos.
Eixo látero – lateral – estende-se de um lado para o outro, tanto da esquerda para a direita ou inversa e possibilita o movimento de Flexão, extensão, hiperextensão,
dorsiflexão e flexão plantar exemplo articulação do ombro e cotovelo.
Eixo Antero - posterior – estende- se em sentido anterior para posterior, perpendicularmente ao plano frontal, e possibilita o movimento de abdução e adução um exemplo é o quadril.
Eixo longitudinal – este eixo é de baixo para cima ou ao contrario, perpendicular ao transversal e possibilita o movimento de rotação lateral ou rotação medial exemplo o ombro e cotovelo.
3 a classificação das articulações do ombro cotovelo e punho de acordo com o tecido interposto, morfologia, liberdade do movimento e ligamentos.
Ombro é constituído por três articulações esternoclavicular, acromioclavicular e gleumeral. Nas articulações sinoviais não existe tecido interposto, mais sim uma sinovial que tem a função de lubrifica-la. Na articulação esternoclavicular, anatomicamente sela funcionalmente esferoides, na acromioclavicular plana e na gleunomeral esferoide a liberdade dos movimentos e amplitudes de 180º Na flexão e abdução.
No plano sagital flexão, extensão e hiperextensão no frontal abdução e adução. Plano transverso, rotação medial e lateral, abdução horizontal, adução horizontal e circulação.
Os ligamentos são:
Ligamento Esternoclavicular Anterior.
Ligamento Esternoclavicular Posterior.
Ligamento Interclavicular.
Ligamento Costoclavicular.
Ligamento Acrômioclavicular.
Ligamento Coracoclavicular.
Ligamento Coracoacromial.
Ligamento Transverso Superior.
Ligamento Córaco-umeral.
Ligamentos Glenoumerais, Glenoumeral Superior, Glenoumeral Médio.
Ligamento Glenoumeral Inferior.
Ligamento Transverso do Úmero.
Cotovelo - Possui três articulações úmero – ulnar, úmero- radial e radio- ulnar proximal, não existe tecido interposto nas juntas sinoviais.
Na articulação ulmero – ulnar: tipo gínglimo(articulações em dobradiça), ulmero radia , tipo esferoide (enartrose) ,na radio - ulnar proximal, tipo esferoide(enartrose),e na radio- ulnar proximal, tipo trocoide.
Nas superfícies articulares. Côndilo umeral, cavidade glenoide do radio, tróclea umeral, grande cavidade sigmoide do cúbito, contorno da cabeça radio e pequena cavidade sigmoide o grau de liberdade do movimento na amplitude do movimento de flexão, extensão e eixo transversal.
Ligamentos:
Ligamento Quadrado.
Ligamento Colateral Radial.
Ligamento Colateral Ulnar.
Ligamento Anular.
Punho - articulação do punho é formada por duas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica tipo de tecido interposto: Nas junturas sinoviais não existe tecido interposto.
Na morfologia: Articulação móvel, do tipo sinovial trocoide (na articulação rádio-ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica).
Superfícies articulares: Na articulação radio-cárpica temos: cavidade articular para o côndilo cárpico, Ligamento triangular, Côndilo cárpico (escafoide semilunar piramidal). Na articulação rádio-ulnar distal tem-se: Cabeça do cúbito e Cavidade sigmoide do rádio.
...