Andragogia (fichamento)
Trabalho Escolar: Andragogia (fichamento). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valentimjr77 • 11/5/2014 • 544 Palavras (3 Páginas) • 624 Visualizações
A andragogia: que contributos para a prática educativa?
Sónia Mairos Nogueira
RESUMO:
“A andragogia constitui um modelo de educação de adultos a ter em consideração na prática educativa. A aplicabilidade a contextos educativos diversificados e a flexibilidade que caracterizam este modelo permitem a sua utilização com populações de diversos níveis socioculturais, de idades diferentes e tendo como conteúdos referenciais as ciências naturais e humanas. A divergência essencial reside na relação entre o facilitador e os aprendentes, que se pretende dialogante e de igualdade. O facilitador de aprendizagem está sempre presente no processo de aprendizagem e possui elevadas responsabilidades de orientação e facilitação deste processo. O aprendente adulto é considerado como alguém responsável, ativo, participante e internamente motivado para a realização de aprendizagens.” (p. 01)
1. Notas Introdutória
“Entre as questões que, com mais frequência, suscitam a reflexão crítica dos investigadores e educadores em Educação de Adultos figura a (não) necessidade da existência de modelos conceptuais específicos para os aprendentes adultos.” (p. 02)
“[...] a ideologia educativa dominante assumiu um conjunto de pressupostos que, na atualidade, fundamentam a pedagogia tradicional. [...] A principal meta [...] era doutrinar os estudantes na fé e rituais da Igreja Católica e, por isso, as estratégias e metodologias de ensino assentavam na aquisição de conteúdos, em detrimento do desenvolvimento de competências.” (p. 02)
“[...] o público-alvo da educação foi se transformando, em particular fruto do acréscimo de crianças, provenientes de diferentes classes sociais; assim como de adolescentes e adultos que se inscreveram em atividades de educação formal. (p. 02)
“[...] o aumento exponencial de adultos que[...]se inscreveram em iniciativas de educação[...] provocou uma maior consciencialização, por parte de profissionais de educação, acerca da inadequação de parte dos pressupostos da pedagogia.” (p. 02-03)
“[...] tendo por base a preocupação de educadores europeus e americanos de elaborar um modelo alternativo ao pedagógico, [...] surgiu a andragogia.” (p. 03)
“Para este autor (Knowles) a andragogia e a pedagogia constituíam modelos distintos de conceber e perspectivar a educação. Assim, enquanto que a pedagogia era definida como “a arte e a ciência de ensinar as crianças”, uma vez que esta palavra deriva das palavras gregas paid (que significa criança) e agogus (que significa líder de); a andragogia é canceitualizada como a arte e ciência de facilitar a aprendizagem dos adultos, derivada das palavras gregas anēr com a conjugação andr- (que significam Homem, não rapaz ou adulto).” (p. 03)
2. Andragogia e pedagogia: dois modelos em oposição?
“[...] Knowles [...] procurou salientar a inadequação da ideologia pedagógica na lide com adultos e a necessidade de implementar um modelo inovador e mais pragmático. Esta perspectiva dicotómica de conceber a educação foi, depois, substituída por uma outra mais integrativa e continuísta. [...] Segundo esse autor, ambos modelos podem ser utilizados
...