Anhaguera Gestão em Recursos Humanos
Por: vfcs • 3/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
Etapa 3
A área de Recursos Humanos, ultimamente vem mostrando que nos dias de hoje o grande diferencial no resultado final é a pessoa. A empresa deve estar bem preparada e com funcionários capacitados para enfrentar as mudanças ambientais.
As empresas possuem uma grande necessidade de captar pessoas comprometidas, pois, o cenário mundial está em constante mudança, como a globalização a revolução tecnológica e a complexidade das estruturas organizacionais.
Atrair e manter talentos são o grande desafio da gestão de pessoas. O objetivo está em trazer a pessoa certa para o lugar certo na empresa.
O diferencial das empresas hoje em dia são os processos de recrutamento e seleção eficazes, pois com isso a empresa terá mais segurança na realização de seus processos envolvendo Gestão de Pessoas.
Recrutamento é o processo de buscar e atrair candidatos após ser feito um levantamento de dados como: o perfil desejado para a vaga, o tipo de recrutamento que será utilizado, como por exemplo: Interno, Externo ou Misto.
Após estas definições geralmente são seguidos os passos conforme abaixo, claro que este processo pode variar muito de empresa para empresa.
[pic 1]
Existem vários meios de se divulgar uma vaga:
Edital interno
Anuncio em jornais e revistas
Inscrição por site
Recebimento espontâneo de currículos
Utilização de agências especializadas tradicionais e virtuais
Divulgação em Faculdades (estágios)
Indicação de Funcionários
Seleção é o processo de comparar dentre as opções apresentadas durante o processo de recrutamento qual será o melhor candidato para a vaga em questão, levando em consideração as características do candidato e as características exigidas para o perfil desejado da vaga. A triagem entre os candidatos recrutados é a primeira etapa dentro do processo, os que passam para a segunda etapa são submetidos a testes, tanto de conhecimento, desempenho e testes psicológicos. A entrevista é um dos pontos principais da seleção e é o que irá averiguar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato ao cargo, após análise dos candidatos e dos dados obtidos, os selecionados, que serão poucos, passam por uma entrevista técnica, que irá transcorrer com o supervisor, gerente, coordenador ou encarregado da área requisitante a fim de realizar uma análise profunda dos conhecimentos do candidato
[pic 2]
Tipos de entrevistas de seleção:
Entrevista não estruturada.
Entrevista planejada
Entrevista comportamental
Entrevista situacional ou de simulação;
Já a Dinâmica de Grupo visa identificar comportamentos, habilidades, capacidades e dificuldades dos candidatos, este é um processo adotado por muitas empresas a fim de identificar os perfis ideais para as vagas em aberto com simulações do ambiente de trabalho e pegadinhas.
[pic 3]
Existem vários tipos de Dinâmicas:
Dinâmicas de apresentação
Dinâmicas de Integração
Dinâmicas de socialização ou quebra gelo
Dinâmicas para descontração e relaxamento
Dinâmicas de Comunicação
Dinâmicas de Expressão emocional.
Após a realização da Dinâmica são extraídos os possíveis candidatos que serão enviados para o Gestor da Área requisitante, que é quem dará a palavra final sobre quem será contratado, após essa escolha fica sob responsabilidade do RH os tramites necessários até o início do mesmo na empresa.
Técnica “Certo - Errado”
Técnica para: Aquecimento ou Integração
Objetivo: Aprimorar a compreensão das mensagens recebidas
Dados a Observar: Postura; facilidade de colocar suas ideias; inteiração grupal; capacidade de memorização, raciocínio lógico, versatilidade.
Tempo de Duração Máximo de 30 minutos
Material Utilizado: Fichas de cartolina - lápis - caneta - caixas de papelão
Instrução Geral: A finalidade deste exercício é verificar o nível de conhecimento
Técnicas de Aplicação Etapas - Instruções
• Escolher um tema dentro do assunto geral
• Distribuir as fichas contendo conceitos tanto adequados quanto inadequados, referentes ao tema proposto.
• Distribuir duas caixas de papelão por grupo, assinalando-se uma delas o termo “certo” e na outra “errado”.
• Agrupar os participantes em pequenas equipes
• Pedir ao grupo que, tomando conhecimento do que estiver escrito nas fichas, as coloque nas caixas adequadas
• Será vencedora a equipe que, tendo concluído sua tarefa em tempo menor que as demais, a tenha executado corretamente.
Fechamento: Analisar e comentar sobre a experiência vivida.
Etapa 4
O processo de seleção de pessoas não termina no momento de admissão de um funcionário, é necessário que haja um processo de adaptação do indivíduo a empresa e o cargo.
Os objetivos básicos do processo de integração e ambientação consistem em buscar a melhor relação entre o funcionário e a empresa e diminuir os temores e ansiedades que são vivenciados quando alguém é admitido em um novo emprego.
O trabalho começa com a adaptação do funcionário à equipe de trabalho e ao entendimento da cultura da empresa, de forma que saiba os valores, visão, missão da empresa, a história, a estrutura organizacional, o como realizar o seu trabalho, a qualidade dos produtos e serviços, a forma de lidar com seus clientes e fornecedores com o intuito de facilitar a sua adaptação. Nesta apresentação, também são informados as normas e procedimentos da empresa, os benefícios que ela oferece, além de informações sobre políticas da empresa para avaliação do desempenho e remuneração. Sua duração geralmente é de um dia a uma semana, variando de empresa para empresa.
Torna-se necessário preparar os profissionais contratados para que possam, no menor período de tempo possível, começar a dar o retorno que deles se espera. Este processo pode ser realizado em forma de palestras, apresentações, vídeos, reuniões com representantes de áreas e visita à própria empresa para dinamizar o processo.
Uma vez integrado à estrutura, é preciso avaliá-los, de forma a identificar suas potencialidades e definir como elas podem ser aplicadas em benefício da empresa e dos indivíduos.
...