Anhanguera Educação Especial
Trabalho Escolar: Anhanguera Educação Especial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estrela12345678 • 4/6/2014 • 4.663 Palavras (19 Páginas) • 306 Visualizações
PROJETO MULTIDISCIPLINAR
RESUMO
O trabalho com projetos surge da concepção sócio interacionista baseada em pesquisas, narrativas, construção de hipóteses e conhecimentos. São projetos que surgem do interesse das crianças e do professor.
Os projetos valorizam o trabalho e a função do professor que, em vez de ser alguém que reproduz ou adapta o que está nos livros didáticos e nos seus manuais, passa a ser um pesquisador do seu próprio trabalho.
INTRODUÇÃO
Projetos Pedagógicos: Construção do Conhecimento
Trabalhar com projetos é uma forma de vincular o aprendizado escolar aos interesses e preocupações das crianças, aos problemas na sociedade em que vivemos à realidade fora da escola e às questões culturais do grupo. Os projetos vão além dos limites do currículo, pois os temas podem ser explorados de forma ampla e interdisciplinar, o que implica pesquisas, busca de informações, experiências de primeira mão, tais como visitas e entrevistas, além de possibilitarem a realização de inúmeras atividades de organização e de registro, feitas individualmente, em pequenos grupos ou com a participação de toda a turma.
Os projetos exigem cooperação, interesse, curiosidade, pesquisa coletiva em diferentes fontes, registros do que está sendo pesquisado como fotografias, desenhos, pinturas, colagens, maquetes, teatro, etc. e os mais variados tipos de textos escritos. Ao professor cabe à mediação de cada momento do processo por meio de planejamento e organização de propostas, pesquisa de fontes para subsidiar o trabalho, conhecimento dos conteúdos, observação e reflexão sobre os objetivos que devem ser necessariamente trabalhados, registro das conquistas das crianças etc.
http://pedagogiauva-renato.blogspot.com.br/2012/06/projetos-pedagogicos-turma-20111.html
Resenha Critica – Texto: Repensar as situações de aprendizagem. O fazer e o compreender
O texto nos ajuda na área da educação através de algumas teorias sociointeracionistas que são de diferentes autores que compreendem que podemos construir o conhecimento através de interações dos sujeitos com o mundo.
No ensino – aprendizagem saber fazer pode não ter relação com a compreensão do que foi aplicado, buscando então, outras propostas pedagógicas para melhorar o problema. Um dos métodos é a utilização de projetos, buscando construir o conhecimento, onde se realiza a conceitualização do saber e algo de momento. Ao realizar as atividades é fundamental o docente apresentar um ambiente que incentive, estimule para que o aluno tenha situações problemas e saiba resolver.
O sóciointeracionismo afirma que o sujeito pode adquirir conhecimento se interagindo com objetos e pessoas, mas precisa estar em um ambiente incentivador. Ações espontâneas não geram conhecimentos.
Uma criança pode realizar uma atividade e não estar atenta no que faz isso para Piaget é Sauvoir faire quando realiza algo tendo consciência, tem um tipo de iluminação (dar o estalo) este nível é o de conceitualização, isso acontece por causa do processo de transformação de ação em noções e em operações.
O processo de aquisição tem três fases:
1° fase a criança descuida dos elementos que estão envolvidos na tarefa.
2° fase a criança consegue coordenar alguns elementos envolvidos na tarefa.
3° a criança já coordena todos os elementos envolvidos na tarefa.
Para Piaget a compreensão trata-se da qualidade de interação da criança com o objeto, se a criança manusear algo, for desafiada, tem maior oportunidade de ter a compreensão conceitualizada.
O método da educação por meio de projetos é uma estratégia rica e inovadora, pois faz os alunos resolver problemas e desafios. O método pode ser aplicado em todos os períodos (educação infantil a universidade). O método pode motivar os alunos a pesquisarem construindo seus conhecimentos.
A Criança e a Diversidade Cultural
No curta a “A invenção da Infância”, nos deparamos com crianças de culturas muito diferentes, enquanto as crianças da classe média tem uma vida repleta de atividades esportivas, artísticas e culturais, as crianças de famílias carentes precisam trabalhar logo cedo, sem muito tempo para a diversão e escola e percebemos o alto número de mortalidade infantil, aparentemente normal, conforme o depoimento das mães do curta, mas apesar da diferença de classe social, uma coisa elas tem em comum: responsabilidades de adultos.
“Ao inventar a infância, a Modernidade cria a idade de ouro de cada indivíduo. Fase em que a vida será perfeita, protegida e tranquila, antes de ser tomada pelas exigências do trabalho. Época ideal de nossas vidas, em que ser criança é não ter qualquer outro compromisso que vá além do gozo puro e simples de sua inocência.”
(Trecho da voz off no documentário A Invenção da Infância)
Enquanto algumas crianças precisam comprometer-se com o trabalho expondo-se, muitas vezes, a riscos e perigos de algumas atividades, outras precisam comprometer-se com atividades diversas, que lhe são impostas pelos adultos. São duas faces da mesma moeda, já que ambas, independentemente do mundo em que vivem, são obrigadas a responsabilizarem-se pelos seus atos, assim como adultos.
Já no curta Mãos de vento e olhos de dentro, a proposta é bem diferente, a criança é realmente criança, imagina, sonha, é uma história doce de amizade e cumplicidade entre um garoto solitário e uma menina cega, infelizmente na nossa “Modernidade” é algo raro de se ver, observamos neste curta que a arte é característico no filme, com as esculturas de barro da mãe e a criatividades dos desenhos nas nuvens, para o nosso grupo retrata nossas experiências de infância, precisamos resgatar em nossas crianças.
Em O menino da favela e a tampa da panela e Maré capoeira, são dois universos culturais diferentes também, a favela e a natureza, são meninos diferentes, mas com um sonho em comum, independente do que o adulto impõe para uma criança ela nunca deixa de sonhar. O garoto da favela “rouba” tampas de panelas para fazer música, diversão, cultura, aprendizado. O menino da capoeira quer ser mestre como o pai, não quer perder para uma menina, mesmo que seja uma menina especial.
Os quatro curtas tratam do universo
...