Anhembi Morumbi
Exames: Anhembi Morumbi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karensousa • 12/5/2014 • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 479 Visualizações
PERGUNTA 1
Observe a legenda abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto
Princípio 1 – Peneira de ideias.
Princípio 2 – Evite a monocromia.
Princípio 3 - Olhe para fora da janela.
A Oxiteno é uma empresa química do Grupo Ultra que fabrica mais de 400 produtos diferentes, com formulações únicas, que estão contidos em xampus, cremes dentais ou defensivos agrícolas. Em 2004, o presidente da empresa resolveu montar uma espécie de time dos sonhos da indústria química e reuniu seis dos maiores especialistas do mundo para criar um conselho tecnológico e científico para a Oxiteno. Buscaram os especialistas de uma mesma área da química, a dos tensoativos, para que eles pudessem discutir entre si.
O grupo é formado por químicos com idade de 50 a 60 anos, oriundos da academia da Suécia, ou da indústria, como o italiano Guido Bognolo, ex-Procter&Gamble e ex-ICI. Eles vêm ao Brasil uma vez por ano e, durante três dias, avaliam o portfólio da Oxiteno, propõem temas de pesquisa e dão palestras aos 120 pesquisadores da empresa. Eles ainda servem como uma ponte para tudo que está acontecendo no mundo e abrem as portas para a empresa fazer acordos com centros de pesquisa internacionais. Integrar esses papas da química ao processo de inovação da empresa sai mais barato do que se poderia supor. Os valores correspondem a cerca de um décimo do que um guru internacional de administração cobraria por uma palestra de uma hora. Eles não vêm pelo dinheiro, vêm pela curiosidade e ficam empolgados em ver como o pessoal da Oxiteno está preparado para sugar a carótida deles. (Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas. acesso em 2 de agosto de 2011.)
O(s) princípio(s) de Desenvolvimento de um Novo Produto que está(ão) relacionado(s) com o caso da Oxiteno é:
a.
Somente o Princípio 1.
b.
Somente o Princípio 2.
c.
Os Princípios 2 e 3.
d.
Os Princípios 1 e 2.
e.
Somente o Princípio 3.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
Observe a legenda abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto:
ASPECTO I - A taxa de mudança tecnológica
ASPECTO II - A moda e as tendências
ASPECTO III - Implicações gerenciais
Quando a Multibrás, dona das marcas Brastemp e Consul, lança um refrigerador de alta tecnologia no mercado, sabe que serão necessários apenas cinco meses para que a concorrência coloque um produto similar nas lojas. Para escapar dessa armadilha, só a constante inovação, deixando os competidores sempre um passo atrás. (Fonte: Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas. acesso em 2 de agosto de 2011.)
Dos aspectos que influenciam o desenvolvimento de novos produtos, o(s) que está(ao) relacionado(s) com a Multibrás é:
a.
Somente o Aspecto I.
b.
Tanto o Aspecto I quanto o Aspecto III.
c.
Tanto o Aspecto I quanto o Aspecto II.
d.
Somente o Aspecto II.
e.
Somente o Aspecto III.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Observe a legenda abaixo, e depois responda a questão proposta assinalando a alternativa que relaciona corretamente a legenda com o texto.
Princípio 1 – Peneira de ideias.
Princípio 2 – Evite a monocromia.
Princípio 3 - Olhe para fora da janela.
Na 3M, uma das empresas mais inovadoras do mundo, para uma ideia nova tornar-se um produto inovador, uma sugestão percorre um longo caminho. No mercado, de cada três mil ideias, uma, e apenas uma, transforma-se num produto de sucesso (com dois anos de boas vendas). Antes disso, ela passa por avaliações técnicas e comerciais e recebe uma pontuação, que determina sua viabilidade e a prioridade de lançamento. Nenhuma ideia, por mais irrelevante que pareça, pode ser descartada antes dessa avaliação criteriosa. Mais: todos os funcionários têm direito a dedicar 15% do horário de trabalho para aumentar seus conhecimentos e desenvolver pesquisas. (Fonte: Reportagem “Empresas Criativas” de Joaquim Castanheira publicada na Revista Isto É Dinheiro de 10 de agosto de 2005, edição 413, disponível em http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/4600_empresas+criativas. acesso em 2 de agosto de 2011.)
O(s) princípio(s) de Desenvolvimento de um Novo Produto que está(ão) relacionado(s) com o caso da 3M é:
a.
Os Princípios 2 e 3
b.
Somente o Princípio 2
c.
Os Princípios 1 e 2
...