Ansel Adams
Dissertações: Ansel Adams. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbara12345 • 22/7/2013 • 552 Palavras (3 Páginas) • 673 Visualizações
Ansel Adams
Motivo da escolha
A primeira vez que vi algum do seu trabalho foi nas aulas, e de todos os fotógrafos de paisagem natural este foi o que mais me chamou a atenção, talvez por todas as imagens me parecerem terem sido tiradas de um filme pelo romântico e calmas que transmitem.
Pequena Biografia
Ansel Easton Adams foi um fotógrafo de São Francisco,nascido a 20 de Fevereiro de 1902, 22 de Abril de 1984
O seu trabalho como fotografo inicia-se em 1916 quando realiza fotografias no Parque Nacional de Yosemite, numa viagem com a sua família, usando uma Kodak Nº 1 Box Brownie. Todos os anos voltava ao lugar para o fotografar.
Adams fundou o Grupo f/64 juntamente com os colega fotógrafos Willard Van Dyke e Edward Weston.
Recebeu vários prémios e condecorações antes e depois de morrer, como por exemplo uma das montanhas do Parque nacional de Yosemite foi chamada de "Mount Ansel Adams" em 1985.
Análise/Caracteristicas do trabalho
Adams era um fotógrafo extremamente técnico e cuidadoso prezava a exploração do próprio equipamento antes da exploração da fotografia em si. Gostava de fotografar com câmeras de grande formato, porque a sua alta resolução ajudou a garantir nitidez nas suas imagens..
Adams desenvolveu o Sistema de Zona como uma maneira de determinar a exposição adequada e ajustar o contraste da impressão final. A clareza e profundidade, resultando caracterizado deste sistema.
O sistema de zonas funciona da seguinte forma: divide-se uma imagem em dez zonas, desde o preto profundo ao branco absoluto, passando por todos os tons de cinzento.
Os objectos que estiverem na zona 5 são registados
conforme a leitura do fotómetro. Se o fotógrafo pretender fidelidade às tonalidades de zonas mais claras, deve abrir o diafragma ou aumentar o tempo de exposição. Se quiser optar pelo registo preciso de tons mais escuros, tem que fechar o diafragma proporcionalmente à faixa em que está. Em geral, a distância entre cada zona corresponde a um ponto no diafragma ou no obturador. Conscientemente, ou não, a maior parte dos fotógrafos utilizam este sistema. Eles analisam a luz e as cenas com alguma atenção para os contrastes das cores e conforme a sua leitura, fazem compensações na leitura do fotómetro para garantir que a imagem fique perfeita.
Adams utilizava filtros vermelhos para obter um céu mais contrastado; resulta em maior contraste a maioria das cenas em gera resultando num azul e verde mais escuro.
0/- 5.0 – Preto máximo do papel fotográfico. Preto puro.
I /-4.0 – Tom percebido com o preto, levemente diferenciado do –3.0.
II/- 3.0 – Cinza escuro, limite entre o visível e invisível de texturas.
III/- 2.0 – Primeiro tom de cinza escuro.
IV /-1.0 Cinza Intermediário.
V
...