Antropologia
Tese: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elianademoura66 • 19/9/2014 • Tese • 379 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Antropologia
1. De acordo com Gusmão (1999, p. 21), o antropólogo é aquele que faz a “teoria nativa” da sociedade que estuda, isto é, ele busca explicá-la de acordo com seus próprios termos e, para tanto é preciso que o mesmo tenha entendimento a respeito da especificidade de cada cultura, já assentada pelo próprio culturalismo, e, também que detenha conhecimento sobre os itens que compõem determinada cultura, no que diz respeito à integração com o funcionalismo.
A noção de cultura deve ser entendida como um sistema de elementos interdependentes que não podem ser entendidos de maneira fracionada e sim em conjunto.
2. O termo “cultura” refere-se ao modo de vida dos membros de uma sociedade ou de grupos dentro de uma sociedade. a definição engloba a forma como os indivíduos se vestem, suas tradições, sua instituição familiar, seus modelos de trabalho, suas cerimônias religiosas e atividades de lazer e descanso. O conceito inclui também os bens que os indivíduos geram e o significado dos mesmos. Assim, a cultura pode ser definida como sendo os padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação, etc.
As funções da cultura são:
• Satisfazer as necessidades humanas;
• Limitar, por meio de regras e normas de conduta, essas necessidades;
• Sugerir alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.
A cultura tem a função e, consequentemente seu funcionamento é mediar o comportamento social e verbal de um grupo de pessoas dando origem a uma rede de contingências entrelaçadas que tornam possível ao grupo a realização de práticas culturais e, tais práticas culturais geram resultados reforçadores para o convívio social
3. A cultura é o conjunto de contingências sociais em que uma pessoa vive. Assim, a cultura funciona como uma ponte entre a cultura erudita e a cultura popular, mas uma ponte prejudicial, porque na verdade ela ignora totalmente as diferenças entre os produtores dessas duas culturas e se direciona para um público abstrato e homogêneo.
A cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência. As sociedades simples ou complexas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, assim sendo, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
...