Antropologia
Resenha: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinabechara • 19/9/2014 • Resenha • 665 Palavras (3 Páginas) • 402 Visualizações
Antropologia de Gabinete – antropólogos da época utilizavam-se dos relatos de viajantes, missionários e dados do governo para realizar suas pesquisas.
Evolucionismo – Morgan e Tylor, havia diferenças raciais, raças superiores e inferiores, a evolução das espécies.
Difusionismo – Rivers – certo elemento de um grupo social teria sido emprestado ou transformado de uma outra sociedade matriz. Empréstimo cultural seria um mecanismo básico de evolução cultural.
França – Antropologia ligada à Sociologia / Escola Sociológica Francesa, os assuntos antropológicos eram chamadas de etnologia. Temas: Vida Religiosa, troca de povos da Oceania, dos índios norte americanos.
Grã Bretanha – Antropologia Social, estudo sobre povos da Oceania e África.
EUA - Antropologia Cultural – populações indígenas e esquimós.
No Brasil Etnologia – estudo dos índios brasileiros.
Universidade de Cambridge organizou uma expedição à Oceania, a Expedição Cambridge ao Estreito de Torres, coordenada por Haddon. Rivers e Selligman reuniram informações e utilizaram a antropologia de gabinete. Essa viagem foi a transição da de gabinete para a de campo.
Malinowski – durante o período de guerra fica estabelecido junto aos tobriandeses. Instituiu o trabalho de campo. Ele explica pela primeira vez o Funcionalismo. Para ele a sociedade tobriandesa deveria ser explicada por meio das atividades que desenvolve. A sociedade é explicada a partir das ações e referências que elabora no presente. (Kula). A sociedade é considerada uma totalidade cujas partes estão articuladas, a interligação é assegurada porque cumpre uma função para manter o todo social.
Os principais critérios do trabalho de campo: viver juntos dos nativos de modo intensivo; não utilizar intermediários/interpretes; participar das atividades cotidianas e rituais por meio da observação participante; aprender a língua nativa; não deve se ater a fatos exóticos ou sensacionais e não são a favor de formulários e questionários estatísticos. Com toda essa analise o antropólogo faz a etnografia (resumo de tudo).
Radcliffe Brown – era produzir estudos sobre sociedades que não tinham escrita, e por não possuírem dificultava a realização dos estudos, e assim era feito através dos processos da vida social.
Ate aqui escola germânica.
Durkhein (escola francesa)– estudar os fatos sociais . devem ser tratados como coisa, fenômenos exteriores aos indivíduos. Sociedades segmentares desenvolvem relações entre os indivíduos do tipo solidariedade mecânica, relações de similitude, maioria das pessoas com as mesmas atribuições. Sociedade de morfologia homegenea e simples. O indicador e o direito repressivo.
As sociedades modernas desenvolvem relações de diferenças entre seus individuos chamada solidariedade orgânica. Heterogênea, indicador direito restitutivo.
Durkhein , religião escolhida é o totemismo. A religião como um sistema de crenças(estado de opiniões) e ritos(modos de ação determinadas formas de agir). Seria um todo, cujas partes seriam complexos de ritos, dogmas e cerimônias. Concluiu que religião é coisa social.
Mauss – Fato social total. Questão
...