Antropologia
Ensaio: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edjc • 13/10/2014 • Ensaio • 737 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
Questão 1:
A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 09 jul. 2014), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)
Resposta: Como podemos observar na charge, vários povos e um antropólogo de trabalho de campo são exercidos pela figura, de tal forma que entenderemos a Antropologia Cultural como a ciência que estuda o homem, na sua evolução, integração e comportamento dentro da sociedade, manifestação cultural, valores e tradição cultuados, dos hábitos e costumes, crenças e a língua como meio de comunicação. Importante atribuirmos também a essa ciência o fator do estudo cultural dos grupos e em um patamar mais elevado dos povos em que os humanos estão inseridos, apontando assim as diferenças e buscando compreender a cultura dos grupos e povos. A Antropologia Cultural, dentro de cada grupo ou povo, procura observar e analisar a forma de comunicação e organização, como as roupas e costumes, como o pessoa se alimenta e age nesse meio, como responde a cultura presente e a influencia da sociedade nas atitudes tomadas pelos indivíduos inseridos na mesma.
Questão 2: Assista ao vídeo “Falar açoriano, um luxo cultural” disponível no link: <http://www.youtube.com/watch?v=uf-cZMJIlP0&feature=related> (Acesso em: 09 jul. 2014). E articulando-o ao conteúdo da disciplina, explique, por que se diz que a antropologia exige uma “transformação do olhar”. Utilize passagens do vídeo e de textos externos ao material didático para fundamentar sua resposta. (2,5 pontos)
Resposta: Conforme podemos observar no vídeo e em outros materiais o olhar que a Antropologia exige, diz que ao procurarmos conhecer e observar outras culturas devemos primeiramente buscar compreender a do outro e não julgar. A presença do etnocentrismo é notada na visão do turista que visita Florianópolis tendo em vista a forma diferente da fala daquela população. Sua caracterização é de que o outro é inferior em alguns aspectos. Faz-se necessário ainda citar que o sotaque e expressões usadas pelos nativos daquela região são devido aos antepassados açorianos que ali viveram e espalharam sua cultura que ate hoje está presente no cotidiano daquela região.
Questão 3: A curiosidade do homem sobre si próprio sempre existiu, mas a passagem do curioso, do exótico e do bizarro, para uma consciência da alteridade é que marca realmente o pensamento do homem sobre o homem (LAPLANTINE, 1995, pág.13), e a reflexão a respeito da diferença. A partir do que foi estudado na disciplina de Antropologia Cultural, explique esta colocação em um texto fundamentado de no mínimo 08 linhas. (2,5 pontos)
Resposta: A consciência da alteridade, diferentemente do etnocentrismo, nos fala que todo o homem social interage e interdepende do outro. O que nos permite compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, podendo assim fazer uma autocritica sobre o assunto, bem como se sensibilizar com a experiência de contato, além de refletir com maior profundidade sobre estas
...