Antropologia
Ensaios: Antropologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcellycherry • 7/11/2014 • 882 Palavras (4 Páginas) • 707 Visualizações
0,2 em 0,2 pontos
A falta de objetividade e impessoalidade nas relações humanas no Brasil pode corresponder à uma vivência de privatização do espaço público: "faço da rua o quintal da minha casa". Essa situação revela traços culturais do passado colonial brasileiro.
O texto acima está relacionado ao conceito de:
Resposta Selecionada:
d.
cordialidade
Resposta Correta:
d.
cordialidade
Feedback da resposta:
A resposta correta é: cordialidade, que é um conceito elaborado por Sérgio Buarque de Holland ao refletir sobre a cultura e formação do povo brasileiro.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Há vários exercícios da razão, de acordo com o pensador Edgar Morin.
Julgue as opções a seguir sobre o discurso racional:
I. A razão apenas pode promover a dominação irrestrita.
II. A razão apenas pode promover a valorização de todas as culturas.
III. A razão pode promover a dominação irrestrita.
IV. A razão pode promover práticas eurocêntricas.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Resposta Selecionada:
d.
I e II
Resposta Correta:
d.
I e II
Feedback da resposta:
As opões a serem assinaladas como incorretas são: I. A razão apenas pode promover a dominação irrestrita e II. A razão pode apenas promover a valorização de todas as culturas.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Somos todos juntos uma miscigenação/ E não podemos fugir da nossa etnia/ Índios, brancos, negros e mestiços/ Nada de errado em seus princípios/ O seu e o meu são iguais/ Corre nas veias sem parar/Costumes/ é folclore, é tradição (...).
(Música/Letra: Etnia; composição: Chico Sciense).
Tomando a letra da composição de Chico Sciense como pressuposto inicial, avalie as opções que se referem ao termo povo brasileiro como “novo povo” na visão do antropólogo Darcy Ribeiro:
I. O povo brasileiro é um “novo povo”, porque constituiu uma nova unidade étnico-cultural.
II. O povo brasileiro é um “novo povo” a partir do momento que se constituiu um novo sentimento de pertencimento ao “ser” brasileiro, dando origem ao que foi denominado de brasilidade.
III. O povo brasileiro é um “novo povo” que foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco.
IV. O povo brasileiro é um “novo povo”, porque produz uma nova cultura sincrética e singular.
Assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Selecionada:
e. I, II, III e IV
Resposta Correta:
e. I, II, III e IV
Feedback da resposta:
Alternativa a ser assinalada: e
Todas as afirmativas são corretas: “O povo brasileiro é um novo povo porque constituiu uma nova unidade étnico-cultural”; “O povo brasileiro é um novo povo a partir do momento que se constituiu um novo sentimento de pertencimento ao “ser” brasileiro, dando origem ao que foi denominado de brasilidade”; “O povo brasileiro é um novo povo que foi originado a partir do processo de desafricanização do negro, desindianização do índio e da deseuropeização do branco” e “O povo brasileiro é um novo povo porque produziu uma nova cultura sincrética e singular”.
De acordo com Darcy Ribeiro, a característica do povo brasileiro é a miscigenação, isto é, a mestiçagem, tanto em seus aspectos étnicos quanto em seus aspectos culturais. O mestiço brasileiro, na acepção de Ribeiro, é uma nova etnia que apresenta particularidades e especificidades em relação ao negro, índio e branco e se constituiu por meio de um processo de necessidade de diferenciação. O Brasil apresenta, nessa visão, uma cultura mestiça, que é sincrética e é singular na redefinição dos traços étnicos e culturais das matrizes que formaram o Brasil. Desse modo, a nova etnia brasileira
...