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Antropologia

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Por:   •  7/3/2015  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  2.968 Visualizações

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ergunta 1

Para a Antropologia, ciência que estuda o Homem e suas obras, em sua área específica de estudos culturais – a Antropologia Cultural -, a cultura se defini como:

I - um traço de personalidade determinado biologicamente e transmitido hereditariamente.

II - um processo de aprendizagem.

III - um comportamento apreendido.

IV– defrontando-se com seu contrário: a personalidade, que se pensa como algo já dado.

a.

I, apenas.

b.

II, apenas.

c.

III, apenas.

d.

I e IV estão corretas.

e.

II, III e IV estão corretas.

0,1 pontos

Pergunta 2

Segundo Arnold Spengler, o Homem não seria tal qual aquele das pinturas chinesas, ou seja, não estaria solto no espaço, como se estivesse caindo no nada. Com base nessa afirmação e pensando a dimensão cultural da existência humana, podemos concluir que:

a.

o Homem existe no meio geográfico; mais do que isso, retira desse meio o necessário a sua sobrevivência.

b.

o meio geográfico não infere nas dinâmicas culturais das sociedades, pois é o Homem, interagindo no convívio social, que constrói sua própria cultura sem interferência do meio.

c.

o meio geográfico determina a cultura em sua totalidade, sendo o Homem não produtor, mas receptor de uma cultura determinada apenas pelas condições materiais de existência.

d.

o Homem é autônomo e independente em relação ao meio geográfico; contudo, pode retirar dele o necessário para sua constituição cultural, conscientemente.

e.

o Homem é determinado pelo meio ambiente; logo, seus sistemas culturais são criados e partilhados apenas nos limites geográficos nos quais se inserem, ou seja, para cada território há uma cultura.

0,1 pontos

Pergunta 3

“... No processo de sua constituição cultural, deve-se levar em consideração, para a análise do papel do negro na sociedade brasileira, o estado cativo ao qual foi submetido, com toda a carga de violência decorrente do sistema colonial escravista e da igualmente violenta discriminação social posterior e ainda vigente, o que impedia que aquela cultura oriunda da África fosse posta como dominante numa sociedade onde o racismo era política de Estado. Contudo, constituiu-se em tão forte elemento cultural que pôde difundir-se largamente até mesmo na sociedade colonial, havendo permanências igualmente fortes desses traços presentes na atual sociedade brasileira.” (ZAGNI, Rodrigo Medina; “A contribuição do afro-descendente para a constituição cultural brasileira”; O Correio, Nov. 2002).

Ao ler o texto acima, que trata da contribuição dos afro-descendentes à constituição cultural brasileira, pode-se concluir que:

a.

A condição de cativo do africano transportado para a sociedade colonial brasileira não interfere nas relações culturais que se verificam com a cultura colonial européia.

b.

No período colonial, a cultura européia era entendida como superior em relação à cultura oriunda da África; contudo, apesar da relação de dominação que a cultura européia exerceu sobre a cultura africana durante o passado colonial brasileiro, sabe-se por meio da Antropologia Cultural que não existem sistemas culturais superiores e inferiores, senão diversos

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