Antropologia
Dissertações: Antropologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marta43 • 20/3/2015 • 410 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Analise das imagens segundo as teorias EVOLUCIONISTAS
Na imagem 1, nós verificamos um belo modelo de cultura selvagem. Constatamos algumas construções que poderiam ser consideradas impressionantes para um povo tão primitivo, mas estas construções eram feitas com pedras brutas, e com quase nenhum refinamento ou pouco trabalhadas, demonstrando pouco domínio da cultura com relação às técnicas de construção civil. Podemos dizer que a civilização da imagem 2 porém já possui algum domínio técnico de construção civil, já que há pilastras construídas, escadas e paredes feitas de pedras e bem mais acabadas apesar de não usarem concreto, nem cimento, nem outras técnicas mais avançadas.
Nas imagens 3,4 e 5 já podemos verificar a presença de uma sociedade civilizada. Construções feitas com estruturas solidas, o uso do ferro, ou de metais mais seguros, do cimento, do vidro, a presença de asfalto no chão já demonstra que as culturas de ambas as imagens retratam uma civilização já no ultimo estagio da evolução cultural.
Análise das imagens segundo as teorias RELATIVISTAS
De maneira nenhuma poderíamos tratar as culturas das quais retiramos as imagens 1 e 2 como sendo selvagens e, ou até bárbaras, assim como não podemos dizer que nas figuras 3, 4 e 5 temos exemplos de culturas no ultimo estagio de evolução. Isso porque não podemos tratar as culturas por seus valores, técnicas ou metodologias das quais denominamos como as evoluídas, e as outras como selvagens, ou bárbaras.
Não podemos compreender o que chamamos de civilização como resultado de um processo evolutivo das sociedades, inferiorizando as outras que estão distantes da nossa realidade mais abrangente. Cada uma das culturas presentes nas imagens 1, 2, 3, 4 e 5 devem ser estudadas de maneira particular, não generalizando ou menosprezando uma em relação a outra, até porque dentro das culturas conhecidas como civilizadas, há diferenças de uma para outra que, se estudadas e analisadas profundamente poderiam gerar nos evolucionistas uma série de confusões e novas contradições em relação ao próprio termo civilizado.
É na interação entre os indivíduos, o meio e a sociedade que cada uma das culturas das figuras mencionadas, podem ser analisadas, estudadas, compreendidas, e investigadas.
Referências Bibliográficas.
BIOMANIA. Lewis Henry Morgan. Disponível em: http://biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1641. Acessado em 11/03/2015 às 14:34
PICCOLO, Fernanda Delvalhas. Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Disponível em: http://www.antropologia.com.br/res/res34_2.htm. Acessado em 11/03/2015 às 18:53
...