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Antropologia Cultural

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Por:   •  29/7/2013  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  915 Visualizações

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A partir da observação e análise da charge “O olhar antropológico” de autoria do profº Augusto Tavares, (Disponível em: <http://aulasdoaugusto.blogspot.com.br/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html#!/2010/02/charge-o-olhar-antropologico.html>. Acesso em: 14 jun. 2013), apresentada acima, explique, num texto de no mínimo 08 linhas, o conceito de Antropologia Cultural. (2,5 pontos)

Olá pessoal, em nossos estudos, já percebemos que a Antropologia Cultural é

um vasto campo de abordagem sobre o ser humano. E quando falamos em

investigações antropológicas, não podemos deixar de mencionar a ciência

histórica, uma vez que ela nos oferece conhecimentos acerca do contexto

histórico e cultural dos objetos de estudo da Antropologia. Os estudos atuais no

campo da história cultural cada vez mais se aproximam do campo da

investigação da Antropologia Cultural, pois a história se faz a partir de tudo que

pertence e depende do ser humano, e isso interessa muito aos estudos

antropológicos. Um conceito chave que está presente nestas abordagens é o

de tradição cultural. A palavra “Tradição” designa o ato de passar algo para

outra pessoa, ou transmitir de uma geração para outra geração, os seus

hábitos e costumes, por exemplo. As tradições procuram manter um vínculo

com o passado histórico, é com esse objetivo que existem as tradições

inventadas, resultantes de uma iniciativa voluntária dos grupos humanos que

procurar instituir através da repetição e da invariabilidade uma ligação com o

passado. Uma diferença interessante é a existente entre tradição e costume, as

tradições são fixas, não variam, já os costumes variam conforme o tempo e os

diferentes contextos. A convenção, diferente da tradição, não possui nenhuma

função simbólica ou ritual. A convenção é um acordo para facilitar as

operações práticas, como por exemplo, o trabalho de um piloto de avião. A

invenção de tradições é própria de todos os povos, por parte do Estado, são

inventados feriados, cerimônias, heróis e símbolos oficiais que passam a fazer

parte da vida do cidadão. O objetivo desta política é fazer com que o Estado

seja reconhecido como fruto das ações coletivas dos cidadãos. No

nacionalismo, o ato de se levantar para cantar o hino nacional, o asteamento

de bandeira em prédios públicos, são ocasiões rituais que simbolizam a prática

da tradição. O papel da tradição é manter o vínculo com o passado histórico,

contribuindo com a construção da cidadania. O conjunto das tradições e

manifestações culturais forma um grande patrimônio que atualmente designa

um bem destinado ao uso fruto de uma comunidade, constituído pela

acumulação contínua de uma diversidade de objetos que se congregam por

seu passado comum. Em um primeiro momento, se falava mais do patrimônio

relacionado aos aspectos históricos, especialmente marcados por elementos

materiais, como as edificações, obras de arte e outros objetos de podem ser

encontrados em um museu, por exemplo. Aos poucos, ocorreu a passagem

para o conceito de patrimônio cultural. Em uma perspectiva ampliada,em que

se inclui os diversos produtos do sentir, do pensar e do agir humano.

Atualmente, o conceito de patrimônio cultural brasileiro, adotado na

constituição de 1988, se refere aos bens de natureza material e imaterial,

tombados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à

identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade

brasileira, os quais incluem formas de expressão, modos de criar, fazer e viver,

as criações científicas, artísticas e tecnológicas, as obras, objetos,

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