Importância do estudo da antropologia cultural
Artigo: Importância do estudo da antropologia cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kleberfaria • 10/4/2014 • Artigo • 584 Palavras (3 Páginas) • 5.593 Visualizações
1 – Objetivo:
A Antropologia cultural é o estudo do outro. Como isso, começou a colonização e a descoberta dos povos. O estudo da antropologia não é para a sua destruição, mas sim como preservação da cultura e do seu meio.
O Objetivo é a compreensão do outro. Logo o objetivo passa por investigar, mas compreender na sua totalidade a realidade de alguém é impossível.
2 - Desenvolvimento:
A antropologia cultural é um dos quatros grandes estudos da antropologia geral, ciência que estuda o homem e a humanidade de forma integral.
Sendo uma ciência de natureza social seus estudos tem foco na comunicação, interação, como o ser se alimenta, suas vestes, como atua e responde aos estímulos culturais em cada região.
Um dos principais pontos de estudos da antropologia cultural é a figuração de um pensamento através das palavras ou imagem, a concentração da atenção na atuação dos símbolos e interação humana.
O ponto de encontro da antropologia cultural nasce também a antropologia oral e antropologia visual.
Na antropologia cada ser detém o potencial de ordenar vivências, converter em códigos de forma simbólica e disseminar os resultados abstratos.
Abordando as questões sobre a antropologia, envolve também outras áreas como as ciências sociais, que procuram estudar o ser humano como membro de camadas sociais estruturadas, e as ciências humanas que enfocam o indivíduo integralmente. Sua constituição histórica, crenças, hábitos e práticas, filosofia de vida, língua, aspectos da psique, princípios éticos, entre outros pontos.
Cultura é o conjunto de comportamento, de valores e das crenças culturais de uma sociedade. São sistemas de padrões, comportamentos socialmente transmitidos a sociedade.
O estudo da antropologia é comparado como cascas de uma cebola, são vários níveis de entendimento.
Sendo eles:
-Comportamento do povo: sendo a parte mais externa da casca, superficial e a mais fácil de ser notada quando avaliamos uma cultura. Esta identificação pode ser vista no modo de agir, vestir, caminhar, comer, falar, relacionar com outras pessoas e a sociedade.
-Valores culturais de um povo: estes valores são firmados sobre a sua noção sobre aquilo que é “bom” ou “ruim”, se é benéfico, e do que é melhor. Os valores culturais são para adequarem ou confortarem o padrão de vida de um povo.
-Crenças: É a noção que se tem daquilo que é verdadeiro. Constitui-se da crença básica de um povo, no que este povo vê como verdade ou mentira.
-Cosmovisão: Cultura é como uma lente, através do qual o homem vê o mundo. É a percepção daquilo que é real, e qual é a realidade do mundo em que vive, o modo de ver o mundo, é o sistema de crença que reflete os comportamentos e valores de um povo.
As ciências humanas foram divididas em três ramos: a sociologia, psicologia e a antropologia.
A sociologia detém ao estudo das relações sociais
...