Antropologia Cultural Laraia
Ensaios: Antropologia Cultural Laraia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Karinepiasson • 10/6/2014 • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 472 Visualizações
Antropologia Aplicada ao Direito – 1° Semestre Professor Adolfo Semo Suaréz
“Capítulo I - Antropologia” Introdução e Conceituação
Anthropus: homem; Logos: estudo;
Durante a leitura da obra ANTROPOLOGIA – UMA INTRODUÇÃO, mais precisamente no capítulo 1, podemos entender o conceito de Antropologia como uma Ciência, reflexão, teoria filosófica, sobre a humanidade e sua cultura, tendo como objetivo o estudo completo sobre o homem que é centro de suas preocupações, buscando questionar sua totalidade, como ser biológico pensante e participante da sociedade, como sua origem, corpo humano, diferenças físicas, surgimento, etnias, raça, religião, alimentação, comportamento, desenvolvimento e sua perpetuação, sua função como criador de cultura e fazedor de história, para tentar chegar a compreensão da existência humana.
A Antropologia tem dimensões biológicas, sócio culturais e filosóficas, tendo toda investigação valendo-se do métodos comparativos em busca de respostas a uma infinidade de perguntas, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, nas manifestações culturais do comportamento e da vida social entre grupos humanos (o indivíduo pode ter um comportamento individual, mas o mesmo indivíduo pode ter outro comportamento em grupo), isto porque o homem é diferente da natureza. Como ciência do biológico e do cultural tem como objeto de estudo o homem e suas obras. Ex: O estudo do homem fóssil, suas mudanças evolutivas, sua anatomia e suas produções culturais.
A Antropologia como Ciência Social - propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.
Vista como uma Ciência Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem, etc.
Partimos do princípio que a natureza humana é a essência do homem, e para diferenciar das coisas do universo esta natureza apresenta-se em aspectos:
Os fatores ambientais exercem poderosa influência no desenvolvimento de personalidade. Uma pessoa vem a ser o é por causa dos padrões culturais do seu ambiente. Os seres humanos estão sujeitos a mudanças comportamentais, como por exemplo o indivíduo pacífico que, ao se juntar com uma multidão colérica e intempestiva, torna-se mais um elemento da massa.
A Antropologia tem um aspecto triplo, como se segue:
• CIÊNCIA SOCIAL – entender o homem inserido em grupos; • CIÊNCIA HUMANA – entender os costumes, ritos, crenças, linguagens;
• CIÊNCIA NATURAL – entender o aspecto fisiológico e evolutivo;
Antropologia Aplicada ao Direito – 1° Semestre Professor Adolfo Semo Suaréz
Wanderley Luis da Silva – RA0062071 1° ano de Direito – Período Noturno Turma 1B
A antropologia vista como uma Ciência Natural - interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução. A antropologia tem dois grandes campos de estudo:
Antropologia Física ou Biológica - estuda a natureza física do homem, conhecendo suas origens e evoluções, estrutura anatômica e fisiológica, dividindo-se em:
• Paleontologia; • Somatologia;
• Raciologia;
• Antropometria;
Antropologia Cultural ou Social - estudo diferencial das crenças e das instituições de um grupo, concebidas como fundamento das instituições sociais e consideradas em suas relações com a personalidade. Estudo do homem como fazedor de cultura, investigando suas culturas no tempo e espaço, origens e desenvolvimento. Como ciência social seu objetivo consiste nos modos de comportamento hereditário e por aprendizagem. É o homem criando seu meio cultural mediante formas diferenciadas de comportamento, e evidenciando o caráter biocultural do desenvolvimento humano. O campo de estudo da Antropologia Cultural abrange:
• Arqueologia; • Etnografia;
• Etnologia;
• Lingüística;
• Folclore;
O homem possui certas características que o distingue dos outros animais, tornando-o diferente em relação ao resto da natureza, é um ser inventivo e progressivo, usa linguagem profissional (escrita e oral), é um animal pensante, criatura que possui senso ético com uma consciência moral (certo/errado), ser reflexivo, religioso, dotado de emoções estética, animal social e político, criatura finita e inacabada. Para responder o que é o homem, a antropologia tem dimensão biológica, sócio cultural, filosófica.
A Antropologia Física ou Biológica e a Cultural recorrem a métodos (conjunto de regras para investigação) e técnicas (uso do conjunto de normas para levantamento de dados) para atender a seus objetivos de maneira fácil e segura.
Podemos dividir os métodos em: histórico, estatísticos, etnográficos, comparativo ou etnológico, monográfico ou estudo de caso, genealógico, funcionalista. As técnicas podem ser divididas em: observação, entrevista, formulário.
Relativismo Cultural permite ao observador ter uma visão objetiva das culturas , cujos padrões e valores são tidos como próprios e convenientes aos seus integrantes, tendo alguns princípios humanitários:
Direito a autonomia tribal (direito de possuir e fazer desenvolver a própria cultura, sem interferência externa), valores culturais (forma de pensar e agir de grupos diferentes devem merecer respeito), etnocentrismo (considera que o modo de vida bom para um grupo pode não servir para outro).
A Antropologia é aplicada na indústria na busca de soluções para os problemas decorrentes de baixos salários, greves, desemprego, injustiça sociais, excesso de trabalho, etc, nos projetos de desenvolvimento como é o caso da colonização de
Antropologia Aplicada ao Direito – 1° Semestre Professor Adolfo Semo Suaréz
Wanderley Luis da Silva – RA0062071 1° ano de Direito – Período Noturno Turma 1B terras, reforma agrária, campanha de saúde pública,
...