Análise Da Campanha Safe Sex For Senior
Monografias: Análise Da Campanha Safe Sex For Senior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aglaia • 1/10/2013 • 558 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
Safer Sex for Seniors ( Sexo seguro para idosos) da Flórida, É um grupo independente de educadores profissionais de sexualidade, grupo este que é composto por pesquisadores, autores, treinadores, conselheiros e terapeutas, com muitos anos de experiência e competência comprovados na área. Como forma de se comunicarem com o público-alvo deles (idosos), eles possuem um site (safersexforseniors.org) onde podem ser encontrados artigos, pesquisas e entrevistas relacionadas a todo tipo de assunto que envolva o tema sexualidade, e que foram escritos e feitos por estes especialistas que compõem o grupo, e, além disto, possuem uma área onde os próprios idosos, médicos ou qualquer pessoa podem deixar perguntas sobre o assunto e que são respondidas pelos educadores.
Essa campanha publicitária da organização Safer Sex for Seniors, está dando o que falar após colocar idosos ilustrando posições do Kama Sutra para promover o sexo seguro. Durante 30 segundos, vovozinhos aparecem se divertindo nos mais variados movimentos para mostrar que a idade não é um empecilho para a vida sexual, desde que se use camisinha. Com o aumento da expectativa de vida, a criação de drogas como o Viagra e o prolongamento da atuação profissional, muitas vovós e vovôs são tão ativos sexualmente quanto seus filhos ou netos, uma das consequências disso, infelizmente, é o crescimento do número de pessoas da chamada terceira idade com doenças sexualmente transmissíveis. Na Flórida, estado americano conhecido por atrair o público da terceira idade devido ao seu clima ameno, a incidência de DSTs cresceu em 71% nos últimos cinco anos nesta faixa etária. Muitos idosos não usam preservativos porque não precisam mais se preocupar com métodos anticoncepcionais.
Para evitar que os números continuem subindo, o governo da Flórida decidiu fazer uma campanha de prevenção, com direito a vídeo e site. Mas no lugar de investir em uma abordagem negativa, baseada nos estragos que as doenças transmitidas sexualmente podem causar, por isso a agência de publicidade DDB, responsável pela campanha, decidiu apelar para o humor. A campanha traz um filme e também peças impressas. Na Florida, onde a propaganda está sendo veiculada, a preocupação das autoridades é de que a performance dos atores acabe desvirtuando o foco da campanha, cujo objetivo é incentivar pessoas de todas as fases da vida adulta especialmente a terceira idade a usar preservativos durante as relações sexuais, de acordo com o filme, nos últimos cinco anos a incidência de doenças sexualmente transmissíveis entre pessoas da terceira idade aumentou 71%.
A DDB, agência responsável pela criação da campanha, defende a ideia. “Ao invés de tomar uma abordagem negativa, que usa táticas de medo e pilhas de estatísticas para impedir o sexo, a DDB escolheu como estratégia o bom humor", disse um porta-voz da agência ao site Gothamist.com. A campanha trás como slogan "Existem muitos jeitos de fazer (sexo), mas apenas um de fazer de forma segura. Use uma camisinha”. No site, é possível baixar cartazes da campanha, e ter acesso a dicas de prevenção. Tais como a seção que dá dicas de como conversar com o parceiro(a) sobre o uso de camisinha, algumas frases de efeito sugeridas são “Vou comprar camisinhas. Você prefere algum tipo em especial?”, “Sua camisinha ou minha?” e “Quantas camisinhas você acha
...