Análise Estatística - Atividade Estruturada
Monografias: Análise Estatística - Atividade Estruturada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 16/11/2014 • 621 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
1) Defina o que é administração?
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
2) Qual é a origem do termo estatística?
Origem do termo – latim – STATUS. Antigamente – era o governo o único capaz de levantar estatísticas. O termo “estatística” surge da expressão em latim statisticum collegium (assuntos do Estado), de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de estado". E a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A palavra foi proposta pela primeira vez no século XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadêmico alemão Godofredo Achenwall.
3) Por que a estatística é importante?
Hoje a estatística esta em toda parte, em um jornal, TV, internet se vê dados estatísticos. Com o conhecimento adequado estas informações ficam mais fáceis de serem entendidas e compreendidas. Por essa razão é importante se estudar e aprender estatística.
4) Diferencie população e amostra?
População representa o agrupamento total de dados que descreve um determinado fenômeno de interesse individual.
Já a amostra corresponde à parcela de um grupo, um todo. Costumam ser extraídas e analisadas quando o estudo envolve população finita com tamanho consideráveis muito grandes, ou população infinita.
5) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?
Porque essa coleta não é com toda a população, mas sim com uma pequena parte da população assim reduzindo custos.
6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)
População: Numero de pessoas se formando na faculadade no Brasil.
Amostra: Numero de pessoas se formando na faculdade no Rio de Janeiro.
7) Quais são os requisitos de uma amostra?
Para que ela seja amostra tem que estar inserida a uma população.
8) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?
As amostras podem ser classificadas em infinitamente fina, para a qual a intensidade da linha característica do elemento i é função somente de sua concentração, podendo-se desprezar o efeito de absorção; infinitamente espessa, para a qual a intensidade da linha depende não somente de sua concentração, mas também da concentração de todos os elementos que a compõem, devendo-se considerar o efeito de absorção, e intermediária, situando-se entre as duas categorias anteriores.
9) Cite quais são as áreas da estatística?
Pode-se dividir a estatística em três grandes áreas, embora não se trate de ramos isolados: Estatística descritiva e amostragem, estatística inferencial e a probabilística.
10) Explique cada uma das áreas da estatística?
Estatística Descritiva = Visa descrever a realidade de forma a permitir melhor entende-lo.
Amostragem = É o processo de retirada de informações dos elementos amostrais, onde se deve ter um método de critério e a mesmo tempo adequado.
Estatística Inferencial = Sua finalidade é a tomada de decisões em ocasiões onde não há a certeza e a variação, esses estudos são feitos através de amostras da população.
11) Por que a pesquisa mercadológica é importante para uma organização?
Porque é através desses estudos que a empresa vai analisar o mercado onde ela deve atuar, onde ela vai ter uma ideia das dificuldades e as previsões.
12) Por que uma amostra deve ser representativa da população?
Para que tenhamos uma ideia exata dos dados que estão sendo analisados.
13) Qual é a medida de tendência central mais apropriada para dados nominais?
Média, Mediana e Moda
14) Quais são as medidas de tendência central que podem ser empregadas em dados ordinais? E para os dados numéricos?
Ordinais – moda; Numéricos – média
...