Análise Técnica Educação Matemática GeoPlano
Por: AnaMarie123 • 29/3/2024 • Trabalho acadêmico • 912 Palavras (4 Páginas) • 66 Visualizações
[pic 1]Disciplina: Laboratório de Ensino de Matemática 1
Docente: Débora Eloísa Nass Kieckhoefel
Discente: Isabela das Chagas Luiz
ATIVIDADE DE LEITURA
Nome da Atividade: Análise técnica 1 - Geoplano
2 – Inserir as referências do artigo conforme normas da ABNT.
D'AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005. Coleção perspectivas em Educação matemática.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. In: MATEMÁTICA, Sociedade Brasileira de Educação (org.). Temas e debates. 3. ed. Rio Claro: Ano IV, 1991. p. 1-15.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO (Santa Catarina). O que é Geoplano. Disponível em: https://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/projeto/geoplano/oquee.html. Acesso em: 28 out. 2009.
GATTEGNO, Caleb. El Material para la Enseñhanza de las Matematicas. 2. ed. Madri: Aguilar, 1967.
KNUNIK, Gelsa; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; KLÜSENER, Renita. Livro - Aprendendo e Ensinando Matemática com o Geoplano. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2004. Biblioteca do professor. Coleção Programa do Livro na Escola.
SÉRGIO LORENZATO (org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
MATOS, José Manuel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didática da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996.
MENEZES, Josinalva Estacio (Org). Conhecimento, interdisciplinaridade e atividades de ensino com jogos matemáticos: uma proposta metodológica, Recife: UFRPE, 2008. (Série contexto matemático, vol.5)
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 13, n. 14, p. 66-91, 29 fev. 2008. Tradução: Jonei Cerqueira Barbosa.
3 – Qual(is) o(s) objetivo(s) do artigo?
A partir da pesquisa realizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da confecção de materiais no Laboratório Didático de Matemática da UFT, é responder de que forma ou até que ponto o Geoplano pode contribuir para o ensino-aprendizagem de Geometria Plana.
4 – Explique brevemente como os autores organizam a discussão no decorrer do artigo? Seus referenciais, metodologia, etc.
O artigo foi estruturado da seguinte maneira:
Introdução: Relatando o desinteresse na área da matemática por parte dos alunos conforme D'Ambrósio, descreveram sobre a partir de onde foi gerada a pesquisa e uma breve expectativa do uso do Geoplano;
Geoplano: Nessa parte do artigo, foi descrito especificamente o que é o Geoplano e sua relação com o desenvolvimento no âmbito de aprendizagem;
Desenvolvimento com o auxílio do Geoplano na sala de aula: Nessa etapa, foi aplicado o uso do geoplano em sala, foi realizado uma breve utilização no ensino superior antes de aplicar para o ensino regular. Foram aplicadas três atividades (primeira expondo conceitos no quadro, segunda dividindo os alunos em grupo com o material e possibilitando a exploração, e terceira atividade com a exploração individual do material), na realização desses momentos, os pesquisadores analisaram e observaram o desenvolvimento dos alunos.
Resultados e perspectivas: Aqui foi descrito o que se concluiu com o artigo, que o Geoplano teve efeito positivo, a aprendizagem com investigação proporcionou muitos efeitos benéficos e que a proposta de utilização de materiais concretos no ambiente de aula é uma possibilidade de ensino.
Por fim, o artigo apresentou as referências e um roteiro de aula com a utilização do Geoplano.
5 – Os objetivos apontados no artigo foram alcançados?
Sim, por meio da observação dos pesquisadores, notou-se que com a aplicação e com o auxílio do Geoplano, os alunos mostraram interesse, motivação e estímulo em aprender e estudar matemática e que segundo alguns deles, se os conteúdos matemáticos fossem ensinados desta maneira a visualização do significado dos conceitos seria facilitada. Ainda, com o ambiente de investigação no Geoplano, proporcionou desenvolver criatividade. Por fim, os pesquisadores sentiram que estão em uma direção de tornar o ensino de Matemática mais atrativo e atraente para nossos alunos e que envolveu o professor e o aluno na construção do conhecimento e consequentemente da aprendizagem.
...