Análise da razão pela qual o HSBC controla e viola a confidencialidade de seus funcionários
Artigo: Análise da razão pela qual o HSBC controla e viola a confidencialidade de seus funcionários. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: deusmoretto • 15/5/2014 • Artigo • 261 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Introdução
O objetivo principal deste estudo será analisar e relatar o motivo que levou o banco HSBC em monitorar e violar a privacidade dos seus funcionários afastados, que segundo o Ministério Público do Trabalho, a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial que violou a privacidade de trabalhadores afastados por motivos de saúde, e que por conseqüência disso o banco HSBC foi condenado a pagar uma indenização milionária por danos morais.
Dentro deste enfoque para dar sustentação teórica serão utilizados as disciplinas estudadas neste semestre que terão grande importância dentro do que foi proposto a analisarmos, e também refletir sobre o conceito de Sociedade da Informação, e do Conhecimento, como seu significado seus benefícios e os problemas trazidos por esta “Sociedade”.
Assim foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde foram analisados livros, tele aulas, artigos e autores entendidos no assunto. Todo este estudo parte do pressuposto de que meios e argumentos o HSBC se viu no direito de violar a privacidade de seus funcionários, Isso faz relação com uma questão de ética, pois até que ponto uma empresa teria a permissão de monitorar a vida de seus funcionários sem que os mesmos não tenham sua privacidade violada? Vale ressaltar que as pessoas devem ser respeitadas, pois a invasão de privacidade é considerada ilegal, diante disso a questão ética também estará envolvida.
De acordo com as regras da maioria das empresas hoje em dia, os e-mails corporativos, aqueles com o domínio próprio da empresa, são controlados no servidor geral da empresa, e desta maneira, as empresas mostram claramente que interferem nas informações compartilhadas pelos funcionários.”
...