TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme "The Trail de Elite"

Projeto de pesquisa: Análise do filme "The Trail de Elite". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como referência o nálise do filme Tropa de Elite que retrata diversas realidades, é claro que sob o prisma da segurança, ainda assim podemos analisar a visão particular de outros segmentos da população brasileira como a Classe Média e os moradores das favelas, e também a relação polícia e traficantes.

A expressão "conflito social" não designa um fenômeno uno. Falar de conflito social significa falar de circunstâncias que podem envolver ou não violência física e que podem ser ou não reguladas por normas acordadas entre as partes em competição. Grande parte dos sociólogos do final do século XIX e início do século XX preocupou-se com o tema do conflito nas sociedades, como foi o caso de Karl Marx. Já em meados do século XX, concretamente com o florescimento do funcionalismo, o conflito social foi visto por muitos sociólogos como causa de bloqueio ou mau funcionamento da vida em grupo e em sociedade. (Conflito Social)

O filme apresenta diversas realidades entre elas a questão da incapacidade desses indivíduos (classe média) de perceber que eles mesmos financiam o crime organizado, e por outro lado ainda rotulam todos os moradores das favelas como bandidos e desocupados, colocando-os no mesmo patamar dos traficantes.

O Assistente social geralmente encontra essas situações em sua realidade de trabalho, e cabe ao mesmo criar e ou colocar em prática mecanismos que possibilitem o combate desses preconceitos e também de elucidar a visão tanto dos colaboradores indiretos do crime quanto dos nossos governantes para o combate desses problemas de caráter social e governamental.

Outro ponto bastante complexo apresentado é a “guerra civil” reproduzida em diversas cidades do Brasil, o filme retrata o Rio de Janeiro como área extremamente afetada por esse problema, de um lado a polícia e do outro o crime organizado.

Como personagens dessa guerra civil, tem-se, assim, o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), de um lado, e os traficantes (que contam com armas e omissão por parte da Policia Militar corrupta) e usuários de drogas, de outro. A PM também faz parte dessa dinâmica da violência, pois é “movida” pela corrupção (“Sem a corrupção, a polícia do Rio para”, diz, em certo momento, o capitão Nascimento; em outro momento, diz que se vive uma guerra de fato no Rio de Janeiro).

Faremos também uma análise das possibilidades de intervenção do Serviço Social neste contexto abordado pelo filme Tropa de Elite.

2 Relações entre Cultura e o filme Tropa de Elite

O que é cultura?

Cultura é o conjunto de atividades e modos de uma comunidade, de povo de agirem, são seus costumes e educação que fazem com que as pessoas pensem, agem e vivem sua vida. É um meio pelo qual o homem se adapta a realidade de onde vive, transformando em realidade a sua existência.

A cultura é fundamental para a compreensão de valores morais e éticos que fazem o comportamento social do individuo, entender esses valores e como conduzem nossas emoções é um grande desafio tanto para nos simples indivíduos como para a ciência que estuda o comportamento humano.

Se reunirmos o sentido amplo e o sentido restrito, compreendemos que a cultura é a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de práticas que criam a existência social, econômica, política, religiosa, intelectual e artística.

No filme Tropa de Elite, podemos ver claramente a cultura da violência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com