Aplicacoes Multimidia
Trabalho Universitário: Aplicacoes Multimidia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: goianinho360 • 21/5/2014 • 566 Palavras (3 Páginas) • 250 Visualizações
Um processo pode ser formado por um conjunto de threds. A tread e a unidade de execução para o sistema operacional
Cada processo possui pelo menos uma thread , a thread primaria , a qual e criada quando p processo e carregado pa execução
Alguns processos criam outras threads , de maneira a explorar o paralelismo da execução
Cada thread possui sua própria pilha de execução , seu contexto de execução ( representado pelos registradores de CPU ) e sua prioridade
A memoria alocada para um processo e proporcional ao numero de threads que o processo possui
No Windows o escalonador utiliza múltiplas filas de processos , interativos (/O baund ) possuem prioridades sobre os CPU bound
O escalonamento e baseado em propriedades .Cada thread possui uma propriedade , que varia de 0 a 31 ( 0 e a menor e 31 a maior ).
A propriedade 0 e atribuída a uma thread , que e responsável por zerar as paginas livres no sistema .Somente esta thread pode receber a prioridade 0.
As prioridades definen duas classes de threas : real time : propriedades de 16 a 31 normal : 0 a 15
KERNEL
Um pequeno programa que trabalha como sub-sistema independente de um programa maior , executando alguma tarefa especifica
MAQUENAS SPM
Maquinas SMP (multiprocessadas ), geralmente são mais complexas, pois podem conter , um numero maior de processadores .
ESCALONAMENTO EM MAQUINAS SMP:
Durante a instalaçaço do kernel , se e detectada a presença de mais de um processador e carregado e suporte ao multiprocessamento
Independentemente de haver um único processador ou vários , vai existir somente um fila de processos aptos. Porem , a existência de múltiplos processadores vai permitir o paralelismo físico na execução das threads.
Se existem N processadores , o escalonador garante que as N threads de mais alta prioridade estejam em execução nesses processadores
Elevaçao da prioridade de threads que vao entrar em estado de bloqueio ou espera :
Prioridade de threads interativas incrementa de 8 para 14
Quantun dobra thread fica pronta
Prioridade volta ao normal quando termina o quantum
Incremento do quantum de threads do processo foreground. Pode manter o valor , duplicar ou triplicar
Elevaçao da prioridade de threads que estão sendo postergadas repetidamente .
Threads prontas a mais de 300 ticks (~ 4 s ) ganham prioridade 15 , e quantum e dobrado
Prioridade volta ao normal assim que o quantum duplicado termina.
Escalonamento preemptivo com prioridades dinâmicas .
-Unidade de escalonamento: thread
Threads
...