Trabalho Da Disciplina Sistemas E Aplicações Multimídia
Exames: Trabalho Da Disciplina Sistemas E Aplicações Multimídia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ArianeCris • 7/4/2014 • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 607 Visualizações
Curso: Ciência da Computação
Trabalho da disciplina Sistemas e Aplicações Multimídia
1. O que você entende pelo termo multimídia?
É qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo transmitidos pelo computador.
2. Quais os sentidos que os seres humanos podem utilizar para interagir com o computador?
Os sentidos que os seres humanos podem interagir com o computador são, a audição e a visão.
3. Quais são seus requisitos?
São qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo transmitidos pelo computador.
4. Descreva sobre Ambientes textuais e Ambientes gráficos?
A limitação dos computadores antigos fazia que a interação do usuário fosse feita através de ambientes textuais que utilizava linhas de comandos limitados de ate 80 caracteres, assim o usuário utilizava a linha de comando que não era nem um pouco atrativa e muito menos amigável, e não eram produtivos, hoje em dia os sistemas operacionais possuem interpretadores de comandos, como cmd do Windows ou o terminal do Linux, e nessa época o hardware não suportava os ambientes gráficos com maior resolução, e na medida em que a evolução da tecnologia de hardware evoluía, permitia que fosse criado interfaces, mais atrativas ao usuário, assim surgiu os aplicativos orientados, o wordstar, wordperfect, etc., portanto houve o aumento da interação mais eficiente e amigável para o usuário, assim os ambientes textuais são endereçáveis por caracteres e os ambiente gráficos são sistemas endereçáveis por ponto, como exemplo a tela do computador, que e composta por milhares de pontos, assim possível endereçar qualquer ponto para representação das informações com uma imagem ou um texto, que tratado particularmente da imagem, o sistema era limitado a aplicação especializada com um projeto assistido por computador, hoje em dia os dispositivos gráficos se popularizou, fazendo que os ambientes gráficos elimina-se a necessidade dos ambientes textuais, e com a chegada do Windows, os ambientes gráficos era mais atrativos e ideal para o usuário hoje em dia, assim no sistemas gráficos, o texto e um caso particular para representação gráfica, que seja possível combinar com outros elementos gráficos.
5. Quando e como uso da animação passou a ser adotado?
A animação passou a ser usada nos ambientes gráficos, como imagem animada que representa a seguinte interação com o usuário, estes ambientes introduzem o conceito de movimento em tempo real, que depende da taxa de atualizações da imagem, e com a evolução do hardware foi possível reproduzir taxas maiores do que as da TV, assim as imagens animadas começaram a ser utilizadas em produtos multimídias.
6. Quais os Tipos de produtos multimídia?
Os tipos de multimídias são classificados pelo grau de interatividade com o usuário, e permite a interação mínima com o usuário, enquanto outros permitem a interação, e podemos dividir os produtos de multimídias em Títulos, aplicativos e Sites.
7. O que são Títulos lineares? Dê exemplos.
Os títulos lineares são documentos digitais, cujo conteúdo e apresentado em uma ordem predeterminada e sequencial, ou seja, pagina por pagina, slide por slide, tela por tela, e seus exemplos de títulos lineares são: Apresentações para palestras, demonstrações de produtos, tutorias não interativos para fins educacionais.
8. O que são Títulos não lineares ou hipermídia? Dê exemplos.
Nesse titulo o conteúdo e apresentado em uma ordem determinada pelo usuário, os títulos hipermídia permitem a exibição e navegação de formação sequencial, isto é, o usuário pode ir direto ao que interessa, usando controles representados por ícones, e se deriva do conceito de hipertexto e seus exemplos são: dicionários, manuais e enciclopédias, são utilizados para títulos de referencias. E sistemas de ajuda online, para uso em programas e sistemas de informação, e por ultimo o quiosque informativo, para uso em aeroportos, estações de trens, rodoviárias, etc.
9. O que você entende pelo tempo Streaming?
É uma tecnologia utilizada na transmissão de conteúdo digital na internet de maneira instantânea, como nas plataformas webradio, webtv e webcast, o estreming se destaca pela capacidade de enviar dados em fluxo, sem a necessidade de esperar pelo carregamento do conteúdo, ao requerer apenas banda suficiente para esta transmissão, já que nada é baixado para a máquina.
10. O que é hipertexto?
É o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks ou simplesmente links.
11. O que são Plataformas multimídia?
Plataformas são os computadores utilizados para a criação e reprodução de multimídia. Com base no papel que o computador desempenhará.
12. Quais os tipos de plataformas existentes (baseadas no papel que o computador exerce)?
Plataforma de entrega, estação do usuário final, isto é, onde a aplicação multimídia desenvolvida. Será executado, normalmente um computador comum, padrão de mercado; Plataforma de desenvolvimento, usada na criação dos aplicativos multimídia
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