Aplicação Da Madeira Na Construção Civil
Trabalho Escolar: Aplicação Da Madeira Na Construção Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 04220241639 • 17/12/2013 • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 3.422 Visualizações
INTRODUÇÃO
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções, foi utilizada por todo o mundo, quer nas civilizações primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente.
Possui diversas propriedades que a tornam muito atraente frente a outros materiais. Dentre essas, são comumente citados o baixo consumo de energia para seu processamento, a alta resistência específica, as boas características de isolamento térmico e elétrico, além de ser um material muito fácil de ser trabalhado manualmente ou por máquinas
Na construção civil, a madeira é utilizada de diversas formas em usos temporários, como: fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos. De forma definitiva, é utilizada nas estruturas de cobertura, nas esquadrias (portas e janelas), nos forros e pisos.
O uso da madeira como constituinte principal da estrutura de edificações, não é posta em pé de igualdade com o betão ou com o metal, contudo tem se mostrado vantajosa
TIPOS DE MADEIRA
Os produtos de madeiras utilizados na construção variam desde peças com pouco ou nenhum processamento – madeira roliça – até peças com vários graus de beneficiamento, como: madeira serrada e beneficiada, lâminas, painéis de madeira e madeira tratada com produtos preservativos.
• Madeira roliça
A madeira roliça é o produto com menor grau de processamento da madeira. Consiste de um segmento do fuste da árvore, obtido por cortes transversais (traçamento) ou mesmo sem esses cortes (varas: peças longas de pequeno diâmetro).
Na maior parte dos casos, sequer a casca é retirada. Tais produtos são empregados, de forma temporária, em escoramentos de lajes (pontaletes) e construção de andaimes. Em construções rurais, é freqüente o seu uso em estruturas de telhado.
• Madeira serrada
A madeira serrada é produzida em unidades industriais (serrarias), onde as toras são processadas mecanicamente, transformando a peça originalmente cilíndrica em peças quadrangulares ou retangulares, de menor dimensão As serrarias produzem a maior diversidade de produtos: pranchas, pranchões, blocos, tábuas, caibros, vigas, vigotas, sarrafos, pontaletes, ripas e outros.
• Pranchas e pranchões
No desdobro, a tora sofre cortes longitudinais resultando em peça com duas faces paralelas entre si, mas com os cantos irregulares (mortos) e com casca.
A prancha deve apresentar espessura de 40 mm a 70 mm e largura superior a 200 mm. O comprimento é variável. O pranchão caracteriza-se por espessura superior a 70 mm e largura superior a 200 mm. O comprimento também é variável.
• Vigas e vigotas
As vigas são peças de madeira serrada utilizadas na construção civil. Apresentam-se na forma retangular, com espessura maior do que 40 mm, largura entre 110 e 200 mm e comprimento variável, de acordo com o pedido do solicitante.
As vigotas ou vigotes são uma variação de vigas, de menores dimensões, apresentando espessura de 40 mm a 80 mm e largura entre 80 e 110 mm.
• Tábuas, Caibros
As tábuas dão origem a quase todas as outras peças de madeira serrada por redução de tamanho. Apresentam-se na forma retangular, com espessura entre 10 e 40 mm, largura superior a 100 mm e comprimento variável, de acordo com o pedido do solicitante. Estes produtos são gerados a partir de toras, pranchas e pranchões.
• OSB
Caracteriza-se por apresentar resistência, estabilidade e durabilidade. Empregado significativamente no setor de construção civil como tapumes, andaimes, formas de concreto e instalações provisórias em geral. Tem sido empregado também como decoração em geral.
• Painéis de Cimento-Madeira
Apresenta bons resultados em testes de resistência à compressão, flexão, abrasão, estabilidade dimensional e trabalhabilidade, além disso é resistente ao ataque de fungos e cupins,bom isolante térmico/acústico. Seu uso é destacado não somente em aplicações internas e externas como pisos, paredes de casas pré-fabricadas, bancadas (para-peito),revestimento de túneis, paredes divisórias,forros de casas etc, mas também empavilhões, estádios e edifícios públicos.
• Madeira Laminada Colada
É um produto de alta resistência e leve, formado por tábuas de madeira unidas longitudinalmente e depois coladas umas sobre as outras. É empregada desde como elemento estruturalem vigas e pilares em obras de pequeno porte até cobertura de grandes vãos. Sua principal vantagem é a versatilidade deformatos, além do mais é resistente à incêndios, não apresenta problemas de deterioração quando aplicada ao meiocorrosivo e responde melhor a impactos por ser um material mais flexível.
PARÂMETROS A SEREM CONSIDERADOS SOBRE USO DA MADEIRA
Espécie de madeira: para escolha da madeira correta para um determinado uso, deve-se considerar quais são as propriedades físicas e mecânicas para que a madeira venha oferecer um desempenho satisfatório.
Tratamentos: cada madeira possui uma específica durabilidade natural, com relação à resistência à ação do meio ambiente (ar,umidade, sol e chuva) e à ação de fatores biológicos (insetos e microrganismos). Em geral, as madeiras tropicais possuem uma durabilidade natural excelente, por possuírem o cerne completamente impermeável, e não se faz necessário o uso de preservantes, mas no caso das madeiras de reflorestamento, normalmente o tratamento com substâncias preservantes é imprescindível.
Teor de Umidade: um controle maior do teor de umidade presente nas peças de madeira proporciona melhor desempenho das mesmas, evitando empenamentos e rachamentos das peças. Tanto as propriedades mecânicas como a estabilidade dimensional tornam-se superiores quando a madeira está seca (teor de umidade em equilíbrio com a umidade relativa do ambiente em que será usada).
Dimensões: diante da grande variedade de dimensões disponíveis e as diversas denominações das peças (caibros, tábuas,sarrafos etc) é importante a aplicação das normas e padronizações existentes tanto para dimensionamento e classificação dessas peças.
APLICAÇÃO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A madeira é empregada na construção civil, de forma temporária, na instalação do canteiro de obras, tapumes, nos andaimes, nos escoramentos
...