Aplicações Das Cales
Trabalho Universitário: Aplicações Das Cales. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mannu6656 • 9/11/2013 • 1.287 Palavras (6 Páginas) • 220 Visualizações
Aplicação na Construção Civil
A cal hidratada tem extraordinária capacidade de reter água em torno de suas partículas, formando na argamassa uma dupla perfeita com o cimento. As argamassas à base de cal hidratada têm resistência suficiente quanto à compressão e aderência, tanto para assentamentos como para revestimentos, para atender as normas técnicas. Por ser um produto alcalino, a cal hidratada impede a oxidação nas ferragens e, também por essa sua característica, atua como agente bactericida e fungicida. Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos; proporciona economia de tinta, pois permite acabamento mais liso e de cor clara; é compatível com qualquer tipo de tinta e outros acabamentos, como fórmica, lambris, papéis de parede, se respeitado o tempo mínimo de cura de 28 dias.
É importante ressaltar ainda que as argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, ou seja, absorvem melhor as pequenas movimentações das construções e evitam, portanto, trincas, fissuras e até o descolamento (ou queda) dos revestimentos.Não se pode deixar de frisar a notável durabilidade que a cal hidratada confere às construções. Argamassas à base de cal hidratada podem durar centenas de anos, ou até mais. Os exemplos para comprovar essa característica são muitos, entre eles a milenar Via Ápia (na Itália) e a Casa das Retortas, na capital paulista. A cal hidratada é um produto de aplicação milenar, enquanto o cimento portland só foi inventado em 1824.
No estado fresco, a cal propicia maior plasticidade à argamassa, permitindo melhor trabalhabilidade e, conseqüentemente, maior produtividade na execução do revestimento. Outra propriedade no estado fresco é a retenção de água, importante no desempenho da argamassa, relativo ao sistema alvenaria/revestimento, por não permitir a sucção excessiva de água pela alvenaria. No estado endurecido, a cal apresenta a capacidade de absorver deformações devido ao seu módulo de deformação. Esta propriedade é de extrema importância no desempenho da argamassa, que deve acompanhar as movimentações da estrutura. A cal possibilita a diminuição da retração gerando menor variação dimensional, além de carbonatar lentamente ao longo do tempo, tamponando eventuais fissuras ocorridas no endurecimento, no caso de argamassa mista.
Fabricação de Asfalto
A utilização de cal na fabricação de cal tem como principal objetivo é reduzir a sua sensibilidade à umidade e aumentar a sua duração devido a uma maior resistência ao aparecimento de gretas e fissuras.
Para além desta vantagem a cal, adicionada às massas asfálticas, também:
Melhora a coesão entre o asfalto e as partículas agregadas aumentando a sua duração.
Melhora a dureza aumentando a resistência a cargas pesadas.
Atrasa o envelhecimento do asfalto.
Melhora a rigidez do pavimento.
Aumenta a resistência a altas temperaturas.
Melhora a resistência à fratura a baixas temperaturas.
Interage com as argilas, contrapondo-se à ação da umidade, melhorando a estabilidade e a durabilidade.
Estabilização e Modificação de Solos
A aplicação de cal para estabilizar solos é baseada na função pozolânica da cal que permite estabilizar as argilas expansivas evitando a sua substituição.
A cal, sendo um material aglutinador, serve tanto como agente estabilizador de pavimentos do subsolo, do solo sob o asfalto ou dos pavimentos de cimento.
O uso da cal para tratar o terreno melhora notavelmente a estabilidade, impermeabilidade e a sustentação dos cimentos.
Por outro lado, a cal é o produto por excelência para promover a modificação dos solos argilosos, uma vez que:
Reduz a plasticidade.
Reduz a capacidade de retenção de umidade.
Reduz o inchamento.
Aumenta a estabilidade.
Efetivamente a adição de cal a um solo argiloso promove uma reação pozolânica pela qual a cal, reagindo com os silicatos e aluminatos solubilizados presentes no terreno argiloso, os transforma em silicatos e aluminatos de cálcio hidratados e estáveis. Esta reação desenrola-se durante muito tempo desde que haja cal suficiente e o pH se mantenha superior a 10.
Tratamento de água
A cal hidratada é utilizada no processo de tratamento da água para corrigir a alcalinidade natural e adequar o pH da água. Essa correção é necessária para prevenir a corrosão das tubulações e equipamentos, além de atender a Portaria 518, do Ministério da Saúde.
...