Filosofia Aplica Ao Serviço Social
Artigo: Filosofia Aplica Ao Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinawicca • 29/9/2013 • 2.954 Palavras (12 Páginas) • 991 Visualizações
1 - O que é o mundo e a realidade?
Ao definirmos o mundo, temos que separar duas situações: 1ª as pessoas que acreditam em que existe Deus (independente de qualquer religião) e 2ª as pessoas que não acreditam em nada (ateus por natureza).
Dessa forma para a grande maioria dos que crêem em Deus, significa que temos um período de tempo a viver neste mundo e que a vida é mais curta do que imaginamos.
Seguindo este raciocínio, temos que procurar todas as alternativas possíveis para que possamos idealizá-lo da melhor maneira possível, praticando atitudes saudáveis para com as outras pessoas, como amor, humildade, educação, honestidade, moral e principalmente harmonia e bem estar, pois, se queremos viver bem, temos que fazer o bem e receber o bem.
O mundo é cheio de transtorno, dificuldades, aflições, tristezas e alegrias e como ele é feito por nós, não podemos criticá-lo, pois, a realidade é esta em que vivemos, razão pela qual temos que tratá-lo da melhor maneira possível.
Para as pessoas que não tem crença, fica difícil convencê-las desta realidade atual, pois, seus pensamentos são voltados exatamente para o materialismo aparente e a desconfiança para com as outras pessoas.
2 - O que é ser humano?
É a concepção, constituição e materialização da obra de Deus. Tem como princípio único, ser o mais inteligente e racional entre os seres vivos existentes neste planeta.
A grande virtude está exatamente na existência de dois sexos – masculino e feminino, sendo este último, possuir a maior divindade suprema – a maternidade, que é a multiplicação da espécie.
3 - O que é viver em sociedade?
O mundo para que seja organizado tem que ser constituído de grupos de pessoas praticantes de atos e obras que direcionem outros grupos, cujo nome é sociedade.
Evidentemente para que uma sociedade seja constituída, sempre haverá pessoas dominantes e pessoas dominadas, razão pela qual alguém tem que mandar e outro obedecer.
Assim sendo, desde a constituição do mundo, as pessoas se organizam e elegem da forma que melhor lhe conviessem, quem serão os dominantes e os dominadores e dessa forma é que foram estabelecidas as normas, regras, leis, atos e diretrizes que passaram a reger as pessoas constituintes de uma sociedade.
Não tem sentido e muito menos lógica, se cada ser humano resolvesse praticar atos que melhor lhe conviesse e assim sucessivamente; teríamos uma bagunça generalizada e o descontrole total de qualquer situação.
Lembremos também, que por melhor que uma sociedade seja disciplinada, sempre haverá restrições e pessoas que não compartilham com as regras estabelecidas e as infringem, tendo sérias complicações pelos atos praticados.
4 - Qual a grande finalidade da vida social?
Uma sociedade seriamente constituída e organizada tem como principio básico a justiça social. Para alcançarmos este objetivo é necessário que tenhamos princípios básicos a serem seguidos e obedecidos, como educação, cultura, honestidade, moral, humildade.
Amor e o desejo de viver bem com as outras pessoas.
Dentro deste contexto, é perfeitamente possível manter uma sociedade justa e compreensiva com todas as pessoas que a compõe.
5 - O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?
A base de uma sociedade é a educação e cultura (conhecimento), além de outros preceitos básicos.
Tendo isto como base, o conhecimento é fundamental para que o ser humano possa viver em sociedade, tendo sempre o objetivo de cooperar e definir os destinos da mesma.
Este conhecimento é adquirido pelos próprios integrantes da coletividade, através de escolas, faculdades, cursos técnicos e com a própria experiência conseguida no trabalho, laser, lar e a vida em sua forma mais ampla e geral.
6 - O que é ser cidadão?
Cidadão é o componente fundamental da constituição de uma sociedade. É ele que tem o poder de decidir, administrar, legislar e educar o meio em que vive.
Quando dizemos que temos que praticar a cidadania, referimo-nos exatamente ao fato de produzir os atos acima descritos, tendo como lema precípuo o não fazer para qualquer pessoa, o que não queremos que nos façam.
7 - Existe uma relação entre cidadania e qualidade de vida? Justificar?
Sim, existe esta relação, pois, ao praticarmos os atos de cidadania estamos colaborando com nossa qualidade de vida e dos demais cidadãos.
Se plantarmos árvores, praticamos toda e qualquer limpeza (além de outros atos também importantes) e conseguimos um emprego próximo de nossa residência, já estamos melhorando nossa qualidade de vida, que aliados a todos os atos de cidadania já descritos, só temos a ganhar por toda da nossa existência.
8 - As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. De um exemplo
Sim, as condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Basta observar que você tendo e praticando os atos principais de um cidadão engajado numa sociedade justa e honesta para com seus semelhantes, você por si só já terá uma melhora em sua condição de vida.
9 – O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã?
Sim, porque é evidente que quando existe o bem estar social e ampliado para o coletivo, é porque as pessoas já praticaram os atos de cidadania, onde conseguiram este bem estar.
10 – O preconceito é amplo no meio social. Vocês poderiam citar um preconceito que faz parte do cotidiano da nossa sociedade? Qual seu posicionamento
...