Apoio De Segundo Genero
Exames: Apoio De Segundo Genero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliamr18 • 22/9/2013 • 376 Palavras (2 Páginas) • 2.716 Visualizações
Apoio de 2º gênero (articulação)
RESUMO
A função básica dos vínculos ou apoios é de restringir graus de liberdade das estruturas por meio de reações nas direções dos movimentos impedidos, ou seja, restringir as tendências de movimento de uma estrutura. Os vínculos possuem a função física de ligar elementos que compõem a estrutura, além da função estática de transmitir as cargas ou forças.
Através da maquete de uma janela basculante conseguimos demonstrar como é o funcionamento de um vínculo de segundo grau, no qual é identificado o movimento de giro.
MATERIAL E MÉTODO
Baseado no conceito de vínculos de segundo grau é que elaboramos a maquete de uma janela basculante, nela não ocorrem movimentos horizontais nem verticais e a parte principal dela gira entorno de um eixo central.
Para a elaboração da maquete foi utilizado pedaços de madeira para fazer o marco, pregos, que foram usados como pinos e outros para fixar as peças de madeira, para a folha da janela foi utilizado papel foane uma lâmina de plástico transparente.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após a confecção da maquete foram feitos testes para analisarmos o desempenho da mesma, provocando sobre ela uma força. Ao aplicarmos, notamos que a janela não sofreu reação vertical nem horizontal. O eixo fixa a mesma no marco de forma que não possibilita movimentos que não a rotação provocada pelo pino.
INTRODUÇÃO
Os vínculos ou apoios são classificados em função do número de movimentos impedidos. Para estruturas planas, existem 3 tipos de vínculos: 1º, 2ºe 3ºgrau, e neste trabalho falaremos sobre o apoio de segundo grau.
Vínculos do 2ºgrau ou articulação plana são aqueles que restringem a translação de um corpo livre em todas as direções, mas não podem restringir a rotação em torno da conexão, portanto a reação produzida equivale a uma força com direção desconhecida. Os apoios desse grupo são os pinos polidos em orifícios ajustados, articulações.
Este apoio apresenta asseguintes representações gráficas:
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS
BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Concreto armado eu te amo. Vol1 –3ª ed. Revisada e ampliada. São Paulo. Edgard Blücher, 2004.
BOTELHO, Manoel Henrique Campos. Resistência dos materiais –para entender e gostar. São Paulo. Edgard Blücher, 2008.
http://www.professores.uff.br
http://www.ebah.com.br
Modelo prático (janela basculante)
Permite o movimento no eixo, porém não permite na horizontal nem na vertical.
Onde deslocamento X(fixo), deslocamento y(fixo) e rotação em torno de X e Y (livre).
Curso de Arquitetura e urbanismo
Modelo prático:
Articulação(pino)
Disciplina: Laboratório de estruturas
...