Apontamentos De Direito Civil
Dissertações: Apontamentos De Direito Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: minia.rocha • 22/2/2014 • 350 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
APONTAMENTOS DE DIREITO CIVIL
1) PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
Os prazos prescricionais podem ser suspensos e interrompidos, enquanto os prazos decadenciais legais não se suspendem ou interrompem, com exceção de titular de direito absolutamente incapaz, contra o qual não corre nem prazo prescricional, nem decadencial.
2) SOLIDARIEDADE PASSIVA
Com a perda do objeto por culpa de um dos devedores solidários, a solidariedade subsiste no pagamento do equivalente pecuniário, mas pelas perdas e danos somente poderá ser demandado o culpado.
3) RESPONSABILIDADE PRÉ-CONTRATUAL
É aquela que deriva da violação à boa-fé objetiva na fase das negociações preliminares à formação do contrato.
4) HERANÇA
5) CONSTITUTO POSSESSÓRIO
Representa uma tradição ficta.
Trata-se da operação jurídica que altera a titularidade na posse, de maneira que, aquele que possuía em seu próprio nome, passa a possuir em nome de outrem (Ex.: eu vendo a minha casa a A e continuo possuindo-a, como simples locatário). Contrariamente, na traditio brevi manu, aquele que possuía em nome alheio, passa a possuir em nome próprio (por exemplo é o caso do locatário, que adquire a propriedade da coisa locada).
6) HIPOTECA
A cláusula que proíbe o proprietário de alienar o bem hipotecado é nula.
7) PARTILHA EM DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL SEM CONTRATO
Em virtude da ausência de contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais entre os mesmos o regime da comunhão parcial de bens, que exclui dos bens comuns entre os consortes aqueles doados e os sub-rogados em seu lugar.
8) ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA DE BEM IMÓVEL
9) OBRIGAÇÃO DE DAR COISA CERTA
Se antes de transferir a propriedade de uma coisa certa, pelo promitente vendedor, a coisa se deteriorar sem culpa sua, a obrigação poderá ser resolvida, com a devolução de valores eventualmente pagos, ou subsistir, com a entrega da coisa no estado em que se encontra e abatimento do preço proporcional à deterioração, cabendo ao credor a escolha de uma dentre as duas soluções.
10) OBRIGAÇÃO PROPTER REM
É àquela que recai sobre uma pessoa em razão da sua qualidade de proprietário ou de titular de um direito real sobre um bem.
Por exemplo, a obrigação que tem o proprietário de um terreno de indenizar o terceiro que, de boa-fé, erigiu benfeitorias sobre o mesmo.
...