Aprendendo A Mudar
Pesquisas Acadêmicas: Aprendendo A Mudar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kemuelbm • 7/11/2014 • 373 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
As mudanças organizacionais são mudanças duradouras, pois alteram e muito o desempenho seja ela pessoal ou da organização propriamente dito, certamente incluem mudanças nos padrões através dos quais a organização se relaciona com o seu ambiente, ou em diferentes aspectos organizacionais, relacionando à questão da noção de aprendizagem organizacional é hoje um tema que constantemente vem sendo debatido com mais força e que merece uma devida atenção. A aprendizagem organizacional segundo Garvin(1993), são organizações capacitadas para criar, adquirir e transferir conhecimentos e para modificar seus comportamentos para refletir esses novos conhecimentos. Muito embora seja fácil operacionalizá-lo no cotidiano organizacional é difícil.
Para chegar aos valores básicos de uma organização é necessária, a análise das práticas organizacionais, descobrir como o grupo de pessoas que criou e desenvolveu a organização foi, aos poucos, criando e recriando formas próprias de lidar com os problemas de adaptação externa e interna.
Uma mudança organizacional bem presente em nosso meio, é a constante inovação tecnológica, na qual toda a empresa para se suceder no mercado, tem que constantemente estar inovando se não ficará para traz no mercado, pois não terá competitividade adequada, assim não estando de acordo com as demais. Por mais que seja difícil a mudança organizacional dentro de uma organização todos os colaboradores tem que contribuir para esse desenvolvimento, e a organização deve trabalhar com os mesmos, o fato de que muitos são muitos resistentes às mudanças, mas que por mais que difícil que seja a inovação está presente em tudo, porque sem essas tais mudanças, as empresas que não se habituarem, certamente ao decorrer do tempo irá perder espaço no mercado, e acarretando até a falência, e isso acabará gerando desemprego, tudo isso por causa de uma mudança que como já citado nesta resenha no operacional é fácil e simples, mas no cotidiano organizacional é muito difícil, mas que a organização terá que passar por essa barreira, para consequentemente estar se destacando no ramo em que atua.
É possível vislumbrar que uma organização voltada muito para o passado, com relações de trabalho pautadas por instabilidade de seus membros dificilmente conseguirá desenvolver uma boa cultura de aprendizagem, e isso faz com que a empresa tenha um melhor ambiente de trabalho, e sem sombra de dúvida um lucro muito maior.
...