TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Organizacional

Ensaios: Aprendizagem Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Associada a apropriação de conhecimentos novos na organização . o nome mais conhecido na área é de peter senge , autor do livro A quinta Disciplina

Informacoes : são dados contextualizados , interpretados , com um sentido determinado.

Gestao do conhecimento: Processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento com o proposito de atingir a excelência organizacional.

Conhecimento : utilização de informações e dos dados ajustada ao potencial das pessoas , suas competências , ideias , intuições , compromissos e motivações . é relacionado a ação humana e depende do contexto.

Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento); informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência; consciência de si mesmo.

No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O alfabeto russo, por exemplo, para leigos no idioma, é simplesmente um emaranhado de códigos sem nenhum significado especifico. Algumas letras são simplesmente alguns números invertidos e mais nada. Porém, quando estes códigos até então indecifráveis, passam a ter um significado próprio para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo, obtém-se uma informação a partir da decodificação destes dados. Diante disso, podemos até dizer que dado não é somente códigos agrupados, mas também uma base ou uma fonte de absorção de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com