Armazenamento
Seminário: Armazenamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BFEASFERAAAA • 26/10/2013 • Seminário • 1.903 Palavras (8 Páginas) • 815 Visualizações
Armazenagem é a guarda temporária de produtos estocados para posterior distribuição (Franklin, 2003). Estes produtos estocados tornam-se fundamentais para o equilíbrio entre a demanda e a oferta. O nível do estoque equilibra-se entre o menor possível para minimizar os custos, e um nível mais alto para não haver falta de produto e conseqüente perda de venda. Um estoque alto garante o pronto atendimento aos clientes, mas em compensação implica em custos de oportunidades e financeiros perdidos, já que o dinheiro estará comprometido na forma de estoque (Hong, 1999).
Segundo Gasnier & Banzato (2001), a armazenagem é tida como uma importante função para atender com efetividade a gestão da cadeia de suprimento. Sua importância reside no fato de ser um sistema de abastecimento em relação ao fluxo logístico, que serve de base para sua uniformidade e continuidade, assegurando um adequado nível de serviço e agregando valor ao produto.
Ballou (1993) afirma que a armazenagem e estocagem de mercadorias constituem funções essenciais do sistema logístico e que seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas de uma empresa.
Dias (1996) considera que a eficiência de um sistema de armazenagem depende da escolha do almoxarifado, que deve estar relacionado com a natureza do material movimentado e armazenado. Uma correta administração do almoxarifado proporciona um melhor aproveitamento da matéria-prima e dos meios de movimentação, evita rejeição de peças devido a batidas e impactos, reduz as perdas de material no manuseio e impede outros extravios, proporcionando economia nos custos logísticos de movimentação. Esta lógica também é válida para outros locais de armazenagem como, por exemplo, os depósitos.
Ballou (1993) considera que a empresa tem quatro razões básicas para destinar parte de seu espaço físico à armazenagem: reduzir custos de transporte e produção; coordenar suprimento e demanda; auxiliar o processo de produção; auxiliar o processo de marketing.
A armazenagem deve ser planejada envolvendo desde o layout, manuseio de matérias, embalagem, identificação dos materiais, métodos de localização de materiais até o custo e nível de serviço que se espera oferecer. Cabe ressaltar que um dos aspectos mais importantes é justamente identificar o ponto de equilíbrio entre o custo de se manter estoque, com relação ao nível de serviço que se deseja oferecer. O objetivo das próximas seções deste capítulo é demonstrar a importância destes aspectos para o bom desempenho da atividade de armazenagem.
Atualmente os processos logísticos necessitam de agilidade, precisão e acuracidade de informações ao longo de toda a cadeia de distribuição, sendo assim a informação é um fator de grande importância nas operações logísticas. Em relação à armazenagem, a falta de informações precisas em tempo hábil pode provocar sérios problemas na tomada de decisões e no atendimento ao cliente. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo baseou-se principalmente nos autores Ballou, Bowersox, Closs e Banzato com o objetivo de identificar as características, as funcionalidades e os benefícios proporcionados por um sistema WMS, determinante de vantagens competitivas para a cadeia de suprimentos. Um sistema WMS é muito importante na cadeia de suprimentos, uma vez que auxilia todo o processo de armazenagem, melhorando o fluxo de materiais assim como o fluxo de informações, agilizando as operações com o máximo aproveitamento de recursos e de mão de obra e gerando informações precisas que auxiliam a tomada de decisões. Portanto para manter-se competitivamente no mercado e atingir a eficiência nas operações logísticas é imprescindível a implantação de um sistema de informação.
As atividades logísticas absorvem uma relevante parcela dos custos totais das empresas, especificamente a atividade logística de armazenagem e manuseio de materiais; pois, segundo Ballou (1993, p. 152), “os seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas”.
Para obter sucesso na atividade logística de armazenagem e nos processos envolvidos, o gerenciamento da armazenagem vem tornando-se cada vez mais complexo, de modo a conquistar e fidelizar clientes com atendimento preciso de suas necessidades e em tempo hábil. Dessa forma entende-se a importância de se ter um sistema de informação que possa atender e dar suporte aos processos que compõem sua estrutura.
A necessidade do uso de um sistema de informação que facilite a localização dos produtos dentro de um armazém, depósito ou centro de distribuição passa a ser primordial para minimizar os erros e satisfazer as necessidades dos clientes.
Um sistema de gerenciamento de armazéns - WMS – visa a garantir agilidade e qualidade no fluxo de materiais, racionalizando e aprimorando o processo de armazenagem de forma integrada, assim como o fluxo de informações durante todo o processo. Essas atividades incluem recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos e inventário que, agindo de forma integrada, atendem às necessidades logísticas, evitando falhas e maximizando os recursos da empresa.
Um sistema WMS é muito importante na cadeia de suprimentos devido à agilidade no fluxo de materiais e de informações em uma instalação de armazenagem, melhorando sua operacionalidade e promovendo a excelência de todo o processo, o que permite a armazéns, depósitos, centrais de distribuição e indústrias tirar o máximo proveito da atividade de movimentação e armazenagem.
Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem por objetivo identificar as características, as funcionalidades e os benefícios proporcionados por um sistema WMS que determinam vantagens competitivas para a cadeia de suprimentos.
Com o propósito de conhecer as características, as funcio¬nalidades e os benefícios do WMS, sistema que pode propor¬cionar vantagens competitivas para a cadeia de suprimentos, com qualidade no fluxo de materiais e no fluxo de informa¬ções durante todo o processo, procurou-se conhecer os textos bibliográficos e eletrônicos que tratam do tema. Dessa forma, apresenta-se a seguir a logística, seus sistemas de Informação e a importância dessa informação, além da caracterização do sistema WMS (Warehouse Management System) ou, em portu¬guês, SGA (Sistema de Gerenciamento de Armazém).
Armazenagem é a guarda temporária de produtos estocados para posterior distribuição (Franklin, 2003). Estes produtos estocados tornam-se fundamentais para o equilíbrio entre a demanda e a oferta. O nível
...