Arquitetura De Sistemas Operacionais
Exames: Arquitetura De Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: omgitspokemon • 28/3/2014 • 812 Palavras (4 Páginas) • 783 Visualizações
GERÊNCIA DE MEMÓRIA
Carla Fernandes
Mariana da Rosa Scandolara
Renan Pereira
4ª Fase do Curso de Ciência da Computação da Universidade do Sul de Santa Catarina
Resumo: Desenvolvedores, programadores ou até mesmo os usuários mais simples de computadores precisam da memória para utilizar desde apenas um editor de texto simples até utilizar inúmeros programas de edição de vídeo e/ou imagem. A memória era antes um recurso muito caro, necessitando de uma gerência para que fosse plenamente aproveitada. Hoje a memória está mais acessível, porém a necessidade de uma gerência dessa memória se mantém, uma vez que quanto mais recursos disponíveis melhor será o desempenho dos programas.
Palavras-chave: Memória. Gerência. Necessidade. Desempenho.
Abstract: Developers, programmers or even simpler computer users need memory to use from the simplest text editor to countless video edition programs and/or images. The memory was a very expensive source that needed to be fully used. Nowadays the memory is more accessible, however we still need this management, once the more sources we have, the better performance we get on programs.
Key words: Memory. Management. Need. Performance.
1. Introdução
Historicamente os recursos computacionais eram muito caros e inacessíveis, por volta da década de 50 um computador que realizava simples equações matemáticas de soma e subtração chegavam a ocupar praticamente uma sala de aula inteira e custavam uma fortuna. Com o avanço da tecnologia os recursos computacionais ficaram mais acessíveis.
A memória é um componente do computador que auxilia o HD e o processador ao acesso e execução dos aplicativos. Gerenciar essa memória tornou-se fundamental tanto anteriormente onde os recursos eram caros quanto hoje onde os programas e processos exigem cada vez mais do computador. Essa documentação foi desenvolvida com o intuito de analisar a gerência de memória nos processos, apresentando-o na forma de um trabalho prático e logo após analisar e demonstrar os resultados obtidos.
2. Gerência de memória
A gerência de memória como foi dito anteriormente é um meio de utilizar toda a memória possível, ou seja, manter o maior número de processos existentes e maximizar o compartilhamento dos recursos disponíveis. Além disso, ela controla quais partes da memória estão sendo utilizadas em processos ou quais processos já terminaram para disponibilizar posições de memória disponíveis para outros processos.
Nesse trabalho produzimos o nosso próprio gerenciador de memória, onde podemos criar processos, deletar processor, resetar, e desfragmentar a memória para melhor aloca-la no sistema, para isso utilizamos o programa eclipse versão Galileo.
3. Best-fit
Para otimizar o gerenciador de memória trabalhamos com o best-fit, ele escolhe a menor partição ou a com tamanho mais próximo, para que o programa deixe o menos espaço sem utilização. Uma das vantagens é que é feita uma lista de áreas livres alocadas por tamanho, diminuindo assim o seu tempo de busca. Porém, é muito comum que ocorra o problema de fragmentação, que será explicado a seguir.
4. Desfragmentação
Para entender como funciona a fragmentação é preciso
...